top of page
WORKSHOP PRESENCIAL - RIO DE JANEIRO

Stanislávski: Do trabalho sobre si à cena contemporânea - Rio de Janeiro

com

Diego Moschkovich

De 31 outubro a 01 de novembro
Sábado e domingo das 10h às 17h

Sobre

Curso intensivo de imersão nos princípios fundamentais e nos desdobramentos do Sistema de Stanislávski. A partir da articulação entre prática e reflexão, serão investigados os processos de construção da presença cênica, da ação dramática e da organicidade do ator. O percurso aborda conceitos centrais como circunstâncias propostas, imaginação, atenção, comunicação, adaptação, objetivos, ações físicas e análise ativa, compreendendo-os não como técnicas isoladas, mas como elementos interdependentes de um processo criativo integrado.


Ao longo do curso, os participantes experimentarão exercícios e procedimentos desenvolvidos por Stanislávski em diferentes momentos de sua trajetória artística, acompanhando as transformações de seu pensamento desde os primeiros experimentos sobre a experiência do vivido até as pesquisas finais voltadas às ações físicas e aos métodos de ensaio. A prática será complementada por discussões sobre a história, a recepção e as múltiplas interpretações do Sistema ao longo do século XX e XXI.


A proposta busca oferecer uma compreensão aprofundada do legado stanislavskiano, destacando sua atualidade para atores, diretores, pedagogos teatrais e pesquisadores interessados em processos de criação fundamentados na ação, na imaginação e na experiência concreta.

Informações

Carga horária: 14h em 2 encontros de 7h


Público Alvo:   atores, atrizes, estudantes de teatro, diretores, pedagogos teatrais e artistas da cena com ou sem experiência prévia no Sistema de Stanislávski.


Endereço: Rua Hermenegildo de Barros, 73 - Glória


*alunos que moram fora da cidade onde será realizado o curso entre em contato com a iNBOx antes de comprar passagem e hospedagem

Investimento

5x R$300 ou à vista R$1.350


- à vista via PIX com  5% de desconto com cupom PIX5

- em 5x sem juros ou em até 12x com as taxas do cartão

​

Diego Moschkovich

Diretor de teatro, pedagogo teatral e tradutor. Formado em Artes Cênicas pela Academia Estatal de Artes Cênicas de São Petersburgo (LGITMiK) é doutor em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo com a tese “Para um teatro de paredes móveis: a última de inacabada revolução de Stanislávski”, e mestre em Eslavística pela Faculdade de Letras na mesma   Universidade. Pesquisa as heranças históricas de Stanislávski e Meyerhold e recentemente publicou o livro O último Stanislávski em ação: ensaios para um novo método de trabalho (Perspectiva, 2021). Ademais, traduziu e publicou a primeira tradução do russo de Do Teatro, de Vsévolod Meyerhold (Iluminuras, 2012), Stanislávski ensaia, de Vassíli Toporkov (editora É, 2016), Análise-ação, de Maria Knebel (2016, Editora 34) e Stanislávski e o yoga, de Serguei Tcherkásski (editora É, 2019). Foi bolsista e assistente de direção e tradutor no projeto Masters in Residence, do Instituto Grotowski (Wroclaw, Polônia, 2011 - 2012), sob a direção de Anatóli Vassíliev. No Brasil, fez a assistência de direção para Adolf Shapiro nos dois trabalhos realizados com a Mundana Companhia (Tchékhov 4, 2010 e Pais e Filhos, 2012), e para Georgette Fadel em O Duelo (2013). Como diretor, estreou:

◦Caixa, de Stephen Belber, (OC Oswald de Andrade, 2014)

◦Dezembro, de Guillermo Calderón (SESC Consolação, 2015)

◦Huis Clos – A Portas Fechadas, de J. P. Sartre, (Itaú Cultural, 2016)

◦Neva, de Guillermo Calderón (CCSP, 2016), peça ganhadora do III Prêmio Zé Renato de Teatro

◦O corpo que o rio levou, de Ave Terrena, peça ganhadora do IV Prêmio Zé Renato de Teatro (CCSP, 2017),

◦As três uiaras de sp city, de Ave Terrena Alves, peça ganhadora do edital da IV Mostra de Dramaturgia em Pequenos Formatos Cênicos do CCSP, também (CCSP, 2018).

◦Villa, de Guillermo Calderón (SESC Pinheiros, 2018).

◦Sarah e Hagár decidem matar Abraão, de Tiago Viúdes, com o coletivo Rainha Kong (TUSP, 2022)

◦E lá fora o silêncio, de Ave Terrena, peça ganhadora do XIII Prêmio Zé Renato de Teatro (SESC Pinheiros, 2022)

◦Coro dos solitários, ou sonhamos ser Robinson Crusoé, de Artur Kon, com a Companhia de Teatro Acidental (Folias/TUSP, 2025).

•Mural da Memória, de Ave Terrena, com o LABTD (SESC Pompéia, 2025).

Desenvolve, ademais, o Laboratório de Técnica Dramática, grupo de estudos e pesquisa sobre a metodologia da Análise Ativa.

WhatsApp-Image-2020-01-09-at-13.32.03.jp

OUTROS CURSOS

WORKSHOP PRESENCIAL - SÃO PAULO

THE LUCID BODY - PROGRAMA ESTENDIDO

THE LUCID BODY - PROGRAMA ESTENDIDO

Thiago Felix

01/03 - 05/05

WORKSHOP PRESENCIAL - SÃO PAULO

DIREÇÃO DE ARTE EM CENA

DIREÇÃO DE ARTE EM CENA

Vera Hamburger e professores convidados

20/03 - 10/07

WORKSHOP PRESENCIAL - SÃO PAULO

O ATOR E A IMAGEM - O que te faz ÚNICO? - São Paulo

O ATOR E A IMAGEM - O que te faz ÚNICO? - São Paulo

Nara Sakarê e Luciano Baldan

26/06 - 29/06

 

 

Contato | Cursos 

contato@inboxcultural.com
(11) 91316.2606

​​

Realização:

  iNBOx Cultural | Mercearia Produções 

​

​

​

bottom of page