Sobre
“O propósito da análise de roteiro é descobrir quem são
essas pessoas (os personagens) e o que acontece com elas,
para então se tornar o narrador da sua história”
Judith Weston
SCRIPT ANALYSIS: A ABORDAGEM DE JUDITH WESTON
Com Tomás Rezende
Qual é a melhor forma de ler um roteiro? Você já se perguntou isso?
Como analisar um roteiro e encenar essa análise?
Você já pensou que analisar um roteiro não é simplesmente a visualização da narrativa na sua cabeça?
A análise de um roteiro é um processo investigativo que permite ao diretor, roteirista e ao ator conhecer a história de dentro para fora. É um mergulho para conhecer a parte submersa do iceberg, que é uma história na qual o roteiro é somente a parte aparente. A habilidade de analisar um roteiro ou uma cena é algo que podemos desenvolver e aprofundar.
Este módulo propõe uma metodologia profunda para analisar cenas e roteiros usando principalmente a abordagem criada por Judith Weston, considerada uma das principais coachs de direção de atores nos Estados Unidos. Uma boa análise de cena transforma o trabalho do ator e do diretor em algo mais poderoso e intuitivo, na sala de ensaio ou no Set, pois a base de entendimento já foi realizada. Com isso um personagem ganha a possibilidade de sair de uma descrição no papel para ganhar vida, independência e textura de realidade.
Este curso propõe uma sequência de etapas, desde a primeira leitura até o ensaio das cenas. Vamos compreender e abordar subtexto, objetivo, imagens, preparação emocional, decupagem em beats e verbos de ação e outras ferramentas de análise e interpretação. A primeira aula vai focar na análise do roteiro como um todo, mas o grande enfoque deste curso está na análise da cena individualmente. No curso vamos analisar uma única cena através de diversas ferramentas. Para um entendimento profundo, em cada aula a mesma cena vai ser abordada por diferentes pontos de vista e com isso o participante vai desenvolver uma habilidade eficaz de análise. E então na última fase do curso será ensinada como acontece a utilização destas ferramentas em um ensaio com atores.
E além das aulas ao vivo por videoconferência, você ainda terá acesso (durante o curso) à aulas gravadas sobre o método de Judith Weston.
CRONOGRAMA
Aula 01 - 31/07 - Primeiras impressões do roteiro
Preparando para a primeira leitura do roteiro
Análise do eixo do filme e coluna/superobjetivo do personagem
Introdução das primeiras ferramentas de análise
Aula 02 - 02/08 - Primeiras impressões do roteiro
Evidência para suas ideias
Paráfrase
A técnica das três possibilidades
O fato ou realidade por trás da fala
Aula 03 - 04/08 - Os imutáveis: Fatos e Imagens
Reconhecendo os fatos narrativos
Perguntas como ferramenta fundamental de análise e criação: Criando as questões certas
Identificando as contradições e conflitos
Pesquisa interna e externa
Imagens
Associações: A) da história B) Externas C) Pessoal/ Internas
Aula 04 - 07/08 - Escolhas imaginativas
Backstory (história pregressa)
O que acabou de acontecer
Objetivo (necessidade e desejo)
Questões, problemas, subindo a aposta,
Verbos de ação/ Intenções/ subtextos
Ajustes “Como se…”/ “E se…”
Aula 05 - 09/08 - Eventos
Decupagem em unidades de ação (Beats)
Assunto e Transições
Acontecimentos – O que acontece na cena?
Evento literal X Evento emocional
Aula 06 - 11/08 - A coluna do personagem: o desejo mais profundo.
Informações
Público-alvo: Diretores, roteiristas, atores e estudantes da área.
Carga horária: 18 horas - 6 encontros de 3h cada
* Todas as aulas acontecerão ao vivo pela plataforma Zoom (baixe em zoom.us) ;
* É preciso que os alunos tenham acesso a internet através de computador ou celular.
Investimento
R$ 418 à vista ou 2x R$ 220
* à vista via PIX com 5% de desconto
* em até 12x com juros do cartão
Tomás Resende
Tomás Rezende é diretor, preparador de atores e ator. Foi preparador de elenco de diversos filmes, novelas e séries para Netflix, Fox, TV Globo, TNT, Universal Channel, TV Cultura, GNT, Multishow. Entre os principais projetos que participou estão: a série O mecanismo, direção de José Padilha (Netflix americana); a série 3 dias sem sol, (O2/TV Globo); a novela das 7 Haja Coração (Globo); a série Me chama de Bruna (Canal FOX); o longa metragem Nise – o coração da loucura, que ganhou, entre outros, o Prêmio de melhor Atriz para Glória Pires no Festival de Tokyo; os curtas-metragens Estação de Márcia Faria, que participou da competição oficial do Festival de Cannes, e Ninjas, de Dennison Ramalho, ganhador do prêmio de melhor ator no Festival de Gramado. Também dirigiu a peça A hora errada, de Lourenço Mutarelli, que foi encenada em várias unidades do SESC. Formado como professor pelo programa Sanford Meisner: Teaching the Meisner Approach (EUA).
OUTROS CURSOS
Contato | Cursos
contato@inboxcultural.com
(11) 91316.2606
Realização:
iNBOx Cultural | Mercearia Produções