Sobre
Residência de Composição Dramatúrgica e
Escritas Criativas
Com o dramaturgo e diretor Marcio Abreu
A proposta dessa residência consiste em traçar caminhos de criação no campo expandido das dramaturgias, pensando possíveis dissidências através da língua e das linguagens, a partir da trajetória e do movimento criativo do artista Marcio Abreu.
Passando pela leitura e análise das estruturas de linguagem de diversas referências da obra do artista e de outros autores e autoras associados ao seu trabalho, pretende-se acessar um campo de ação criativa no qual cada participante desenvolva um projeto ou esboço de escrita, composição ou articulação dramatúrgica de qualquer natureza a ser partilhada numa mostra pública ao final da experiência.
Além de textos e criações próprias, serão abordados autores, autoras e referências de múltiplas linguagens, tais como Paul B. Preciado, Luiz Antonio Simas e Luiz Rufino, Eleonora Fabião, Leda Martins, Alexandra Badea, Paulo Leminski, Julio Cortázar, Christiane Taubira, Pepe Mujica, Philippe Minyana, Noëlle Renaude, entre outrxs.
CRONOGRAMA
1 - Movimentos, trânsitos e dissidências - de onde eu falo?
(Autor referência: Paul. B. Preciado; obra própria de referência: Sem Palavras)
2 - Quebra de fronteiras - linguagens múltiplas em convivência.
(Autores referência: Paulo Leminski, Júlio Cortázar; obras próprias de referência: Volta ao dia…, Vida)
3 - Palavra e corpo - campos de interação. Palavra e som - sentidos sonoros.
(Autores de referência: Luiz Antonio Simas e Luiz Rufino, Philippe Minyana; obras próprias de referência: Preto, Outros, Maré)
4 - Palavra e ação - performatividades.
(Autores de referência: Eleonora Fabião, Chistiane Taubira, Pepe Mujica; obras próprias de referência: projeto brasil, Nós)
5 - Leituras críticas e articulação do material produzido.
Informações
Público Alvo: Artistas e estudantes das artes em geral, incluindo atores, dramaturgos, diretores, performers, roteiristas, autores, professores.
Carga horária: 20h - 5 encontros de 4h cada.
Endereço: Rua Pombal, 305 - Sumaré
Investimento
4x R$210 ou R$800 à vista até
- à vista via PIX com 5% de desconto
- em 4x sem juros ou em até 12x com as taxas do cartão
Márcio Abreu
Marcio Abreu é artista, diretor, dramaturgo, natural do Rio de Janeiro, pesquisa e cria obras em campos plurais e expandidos das dramaturgias, envolvendo as linguagens do teatro, da performance, do audiovisual, da dança, entre outros. É criador da companhia brasileira de teatro, sediada em Curitiba.
Trabalha com artistas e pensadores de múltiplas linguagens e de diversas cidades do país e do exterior.
Recebeu inúmeras indicações e prêmios por suas criações, tais como os Prêmios Bravo, APCA, Shell,
Cesgranrio, Gralha Azul, Quem, Questão de Crítica. Tem textos publicados pelas editoras Cobogó, Javali, Revista Ensaio, Revista Subtexto e Maison Antoine Vitez. Foi co-curador do Festival de Teatro de Curitiba de 2016 a 2019 e curador em duas edições do Festival Midrash de Teatro, no Rio de Janeiro. Realiza diversas atividades de formação dentro e fora do Brasil. Algumas de suas obras: Por que não vivemos? (Adaptação da obra de Tchekhov, com a cia brasileira e convidades); Preto (dramaturgia própria em parceria com Nadja Naira e Grace Passô); Nós (com o Grupo Galpão); Outros (com o Grupo Galpão).
Suas obras mais recentes, SEM PALAVRAS, estreou em 2021 na França, se apresentando também na
Alemanha e em 2022 chega finalmente ao Brasil; O ESPECTADOR, adaptação do texto de Matéi Visniec, co-direção com Enrique Diaz, estreou em Junho de 2022 na reabertura do Teatro Poeira, no Rio de Janeiro e em setembro e outubro de 2023 criou o projeto VOO LIVRE, com a participação de artistas de múltiplas linguagens e pensadores de diversas áreas, na Arena Sesc Copacabana Rio de Janeiro.
OUTROS CURSOS
Contato | Cursos
contato@inboxcultural.com
(11) 91316.2606
Realização:
iNBOx Cultural | Mercearia Produções