top of page

WORKSHOP PRESENCIAL - SÃO PAULO

O TRABALHO COM MONÓLOGOS NO SISTEMA DE STANISLÁVSKI

com

Diego Moschkovich

De 08 a 27 de julho
Segundas e quartas das 19h às 23h
Sábado (dia 27/07) das 16h às 20h

LISTA DE ESPEERA

Sobre

Estrutura “arcaica” no arcabouço das técnicas da dramaturgia e da atuação, o monólogo tem experimentado, nos últimos anos, um renascimento. No teatro, voltam a ser cada vez mais comuns os espetáculos monológicos (solos ou quase-solos) e, dentro do mercado audiovisual, as famigeradas “self-tapes”. No entanto, há um problema em como abordar esse tipo de material. 

A ideia deste curso é apresentar, de maneira prática, algumas ferramentas extraídas do pensamento de Stanislávski para o trabalho do ator com estruturas de monólogos

No curso, utilizaremos os monólogos da peça O jardim das cerejeiras, de Anton Tchekhov, para abordar as seguintes questões:


- Existe monólogo? Qual a diferença entre monólogo, solilóquio e "bife"?

- Como abordar um monólogo? Como estudá-lo?

- O "filme" de imagens.

- O centro de gravitação imagético.

- Da improvisação ao texto do/a autor/a.


CRONOGRAMA:


Aula 1. Apresentação e problematização:

  • Monólogo existe?

  • Qual a diferença entre monólogo e solilóquio?

  • Exemplos de monólogos e de solilóquios.

  • Erros comuns na abordagem prática do monólogo.

  • Introdução ao trabalho prático com o monólogo

Aula 2. Trabalho prático.

  • Aquecimento

  • Apresentação dos monólogos.

  • Comentários sobre os trabalhos apresentados.

  • Análise lúdica I: o “filme” de imagens.

Aula 3. Trabalho prático

  • Aquecimento

  • Apresentação dos monólogos

  • Comentários sobre os trabalhos apresentados

  • Análise lúdica II: o “centro” de gravidade do monólogo.

Aula 4. Trabalho prático

  • Aquecimento

  • Apresentação dos monólogos

  • Comentários sobre os trabalhos apresentados

  • Análise lúdica III: decomposição e montagem dos fragmentos.

Aula 5. Preparação para gravação

  • Aquecimento

  • Ensaio para gravação

Aula 6. Gravação

  • Aquecimento

  • Ensaio/Gravação.


O material gravado será disponibilizado em arquivo aos participantes.

Informações

Público-alvo: atores, atrizes e diretores , diretoras


Carga horária: 24h - 6 encontros de 4h


Endereço: Rua Dona Germaine Burchard, 197 - Água Branca

Investimento

2x R$400 ou R$760 à vista


- à vista via PIX com 5% de desconto

- em 4x sem juros ou em até 12x com as taxas do cart

Inscreva-se

Diego Moschkovich

Diretor de teatro, pedagogo teatral e tradutor. Formado em Artes Cênicas pela Academia Estatal de Artes Cênicas de São Petersburgo (LGITMiK) e mestre em Letras pela Universidade de São Paulo. Pesquisa a herança histórica e o legado do pensamento de Stanislávski. Autor do livro O último Stanislávski em ação: ensaios para um novo método de trabalho (Perspectiva, 2021). Ademais, traduziu e publicou a primeira tradução do russo de Do Teatro, de Vsévolod Meyerhold Iluminuras, 2012), Stanislávski ensaia, de Vassíli Toporkov (editora É, 2016), Análise-ação, de Maria Knebel (2016, Editora 34) e Stanislávski e o yoga, de Serguei Tcherkásski (editora É, 2019). Como diretor, estreou: Caixa, de Stephen Belber, (OC Oswald de Andrade, 2014), Dezembro, de Guillermo Calderón (SESC Consolação, 2015), Huis Clos – A Portas Fechadas, de J. P. Sartre, (Itaú Cultural, 2016), Neva, de Guillermo Calderón (CCSP, 2016), peça ganhadora do III Prêmio Zé Renato de Teatro,  O corpo que o rio levou, de Ave Terrena, peça ganhadora do IV Prêmio Zé Renato de Teatro (CCSP, 2017), As 3 uiaras de sp city, de Ave Terrena Alves, peça ganhadora do edital da IV Mostra de Dramaturgia em Pequenos Formatos Cênicos do CCSP (CCSP, 2018), Villa, de Guillermo Calderón (SESC Pinheiros, 2018), Sarah & Hagár decidem matar Abraão, de Ti Viúdes (TUSP, 2022) e E lá fora o silêncio, de Ave Terrena (SESC Pinheiros, 2022). Coordena, com Ave Terrena e Diego Chilio, ademais, o Laboratório de Técnica Dramática (LABTD). Atualmente realiza pesquisa de doutoramento no PPGAC da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), com a pesquisa: “Para um teatro de paredes móveis: a última e inacabada revolução de Stanislávski”.

WhatsApp-Image-2020-01-09-at-13.32.03.jp
LISTA DE ESPEERA

OUTROS CURSOS

WORKSHOP PRESENCIAL - SÃO PAULO

THE LUCID BODY - PROGRAMA ESTENDIDO

THE LUCID BODY - PROGRAMA ESTENDIDO

Thiago Felix

01/03 - 05/05

WORKSHOP PRESENCIAL - SÃO PAULO

DIREÇÃO DE ARTE EM CENA

DIREÇÃO DE ARTE EM CENA

Vera Hamburger e professores convidados

20/03 - 10/07

ACADEMIA PRESENCIAL - SÃO PAULO

ACADEMIA FACIAL E VOCAL

ACADEMIA FACIAL E VOCAL

Patrícia Antoniazi

07/08 - 11/12

 

 

Contato | Cursos 

contato@inboxcultural.com
(11) 91316.2606

Realização:

  iNBOx Cultural | Mercearia Produções 

bottom of page