top of page
WORKSHOP PRESENCIAL - SÃO PAULO

MINHA MESTRA, A MÁSCARA

com

Georgette Fadel e Cris Rocha

De 22 a 26 de abril
De segunda a sexta das 9h às 13h

Sobre

Esse trabalho intenso tem como foco a imensa Humildade que nosso ofício exige. Observação e entrega: um grão de areia é o mestre . A máscara é o mestre. 


Através de exercicios de composição e improvisação, Cris Rocha e Georgette Fadel conduzem as/es/os participantes à criação de uma máscara corpóreo-vocal - uma personagem pronta para o jogo cênico. 

Utilizando objetos prosaicos, materiais simples como papel, tecido, pedaços de objetos quebrados, elementos naturais como folhas, sementes, cascas de árvore, etc, as duas atrizes convocam a criatividade e a imaginação para criações não realistas


"Se esse objeto fosse seu nariz, quem seria você? Como seria você?" Como uma peruca, um sapato, flores no lugar das orelhas, olhos pintados sobre as lentes dos óculos, enfim, como estímulos aparentemente "simples demais" ou "superficiais demais" podem guiar a elaboração de máscaras completas e complexas.


CRONOGRAMA


Aula 1: trabalho sobre a consciência corpóreo- vocal: o design, o tônus, o gestus. O corpo se prepara para a linguagem da máscara. Inicio dos trabalhos de observação e mimesis. 


Aula 2: noções de jogo. Improvisações detalhando e exercitando possibilidades de ação e reação. 


Aula 3: procura e seleção dos objetos . Confecção das máscaras. 


Aula 4: exploração prática dos conceitos de eixo e base. Relações entre crânio e quadril, passando pela coluna. 


Aula 5: Variedade de jogos de improvisação a fim da máscara poder fazer o seu serviço junto às/aes/aos atuadores. E também para que o detalhamento das escolhas e das relações entre máscaras - o que é o mais importante para a definição de cada uma delas - possa acontecer.

Informações

Carga horária: 20h, em 5 encontros de 4h


Público Alvo: atores, atrizes e diretores , diretoras, amantes do teatro


Endereço: Rua Pombal, 305 - Sumaré

Investimento

2x R$300 ou à vista R$600


- em 4x sem juros ou em até 12x com as taxas do cartão

Georgette Fadel e Cris Rocha

Georgette Fadel é diretora e atriz de formação acadêmica ( escola de arte dramática e departamento de comunicaçao e artes da USP) mas que ainda dentro da faculdade durante os anos 90 se engaja e faz parte do florescimento de um forte movimento de grupos na cidade de São Paulo . Participa da fundação de Cias como Cia do Latão, Nucleo Bartolomeu de depoimentos e Cia São Jorge de Variedades, onde dirigiu e atuou em diversos espetáculos marcantes do movimento estético da virada do século como "O nome do Sujeito", "Bartolomeu que será que nele deu", "Biedermann e os incendiários," "Bastianas", "Barafonda", "Quem não sabe mais quem é, o que é onde está , precisa se mexer". Dirigiu mais recentemente com a Mundana Cia e Camila Pitanga, com a Probastica Cia e vários outros artistas espetáculos que além do eixo Rio São Paulo ganharam também palcos internacionais . Como atriz foi dirigida por Cristiane Paoli Quito, Tiche Viana, Francisco Medeiros, Cibele Forjaz, Frank Castorf, Felipe Hirsch.  Como professora, além de oficinas pelo país inteiro, ministrou aulas de interpretação na Escola Livre de Teatro de Santo André , no Estudio Nova Dança, na pós graduação da faculdade Celia Helena, além de direções na Ead. Sua trajetória é profundamente ligada a construção do performer livre e consciente dos movimentos do seu tempo.


Cris Rocha é atriz e diretora, formada pela Escola de Arte Dramática (EAD–ECA–USP) e bacharel em Comunicação Social pela Universidade Metodista. É professora de atuação na Escola Livre de Teatro de Santo André. Em 2006 foi indicada ao Prêmio Shell de Melhor Atriz pela atuação no espetáculo Ferro em Brasa.

Integrante da cia. Os Fofos Encenam desde 2004. Dirigiu Cena Ouro Epide(r)mia com a Cia. Mungunzá, atualmente em cartaz no Teatro de Contêiner. Codirigiu com Georgette Fadel o espetáculo Epidemia Prata da Cia. Mungunzá. Entre outros trabalhos, dirigiu Babel, filme-cênico, 2021. Entre os mais recentes trabalhos como atriz estão: Asas para Ana C… / ato cénico-corpóreo-musical / onde fez a concepção, direção e atuação a partir da obra da poeta Ana Cristina Cesar; Aquilo deu nisso (performance), direção de Márcio Abreu com a cia. Os Fofos Encenam; Kavernistas do Terceiro Milênio, textos de André Santana, direção de Luís Mármora e direção musical de Luís Gayotto; Elagalinha, texto e direção Marcelo Romanholi com a cia. Bendita - vencedor do APCA 2019 de melhor espetáculo infanto-juvenil em espaço aberto; Inimigos, com a cia. de feitos;  Heresia ou o ponto de vista da carne queimada, texto coletivo com direção de Cris Lozano; O deus da cidade, de Cássio Pires, direção de Fernando Neves; O Canto das Mulheres do Asfalto, de Carlos Canhameiro e direção de Georgette Fadel; Terra de Santo, escrita em processo colaborativo com Newton Moreno e dirigida por ele e Fernando Neves; Ferro em Brasa, de Antonio Sampaio e direção de Fernando Neves; Assombrações do Recife Velho, adaptação e direção de Newton Moreno.  No cinema destacam-se A Cidade Imaginária.  Roteiro e direção: Ugo Giorgetti. Mostra Internacional de Cinema 2014; Uma Noite em Sampa, roteiro e direção: Ugo Giorgetti. Pesquisou a linguagem da Commedia D'ell Arte com Tiche Vianna e a técnica de Viewpoints com Miriam Rinaldi. Foi coordenadora artístico-pedagógica do Projeto Teatro Vocacional e do Projeto Ademar Guerra. Dentre os principais workshops e residências artísticas destacam-se: O trabalho do Ator com Yoshi Oida; Viewpoints com Donnie Matter; Improvisação com Eve Doe Bruce; O Teatro do Risco com Andryl Zoldak; Escrita não-criativa com Susanne Kennedy.

WhatsApp-Image-2020-01-09-at-13.32.03.jp

OUTROS CURSOS

WORKSHOP PRESENCIAL - SÃO PAULO

THE LUCID BODY - PROGRAMA ESTENDIDO

THE LUCID BODY - PROGRAMA ESTENDIDO

Thiago Felix

01/03 - 05/05

WORKSHOP PRESENCIAL - SÃO PAULO

DIREÇÃO DE ARTE EM CENA

DIREÇÃO DE ARTE EM CENA

Vera Hamburger e professores convidados

20/03 - 10/07

WORKSHOP PRESENCIAL - RIO DE JANEIRO

CONCEITO DA MALA PEQUENA - A essência na atuação para audiovisual

CONCEITO DA MALA PEQUENA - A essência na atuação para audiovisual

José Eduardo Belmonte

19/04 - 21/04

 

 

Contato | Cursos 

contato@inboxcultural.com
(11) 91316.2606

Realização:

  iNBOx Cultural | Mercearia Produções 

bottom of page