Sobre
Yo afectado (eu afetado em espanhol) é um exercício desenvolvido pelo Mestre Argentino Augusto Fernandes, com quem Estrela Straus treinou por anos em Buenos Aires.
É um exercício de expansão, que habilita muitas potências no ator, principalmente a gama expressiva, o alongamento emocional, a liberdade e a coragem em cena.
É um exercício complexo, profundo, divertido e sagrado! E Estrela o guia com toda gentileza, respeito e cuidado que merece o universo emocional de cada ator.
Quem já experimentou costuma se viciar e "espalhar a palavra" do Yo Afectado por aí, por isso ele se tornou um hit dos cursos e preparações da Estrela.
E, quem ainda não conhece, mas deseja encontrar um espaço seguro para ampliar sua gama expressiva e emocional, vem que a gente aposta que vocês vão amar!
Quem conhece sabe que a vida e a cena se dividem em 'antes do Yo Afectado' e 'depois do Yo Afectado!
“O yo afectado (espanhol para "eu afetado") figura entre os principais exercícios tanto das aulas de interpretação quanto das preparações de elenco de Estrela Straus. O exercício é uma criação do mestre argentino Augusto Fernandes e, embora não faça parte da tradição de exercícios pertencentes ao Método, seus princípios e aplicação vão ao encontro da metodologia norte-americana. É um dos mais famosos e celebrados treinamentos de quem entra em contato com o trabalho da preparadora, mas, inicialmente, assusta quem ainda não o vivenciou. Trata-se de uma vivência bastante lúdica, "uma brincadeira", como Straus define, mas uma brincadeira baseada em acontecimentos, sentimentos e pessoas reais da vida dos atores. (...) O entendimento da camada de ficção é fundamental para que a aplicação seja bem-sucedida, como Straus ressalta: "Por mais que seja você e que os fatos que você traz aqui sejam todos reais, o que você faz com eles não é. Isso é uma liberdade: compreender que você está com um pé na realidade, mas voando para a ficção, e isso é o trabalho do ator basicamente". O nome do exercício - eu afetado - não significa que o ator esteja fora de si, louco, ou fora de controle, como se poderia supor, mas sim que ele foi afetado de forma aguda por algo ou alguém.”
Em "Preparação de elenco no Brasil: A influência stanislavskiana no audiovisual brasileiro contemporâneo” de Giovanna Siqueira Leite dos Santos
“O exercício teatral Yo Afectado, idealizado pelo artista luso-argentino Augusto Fernandes (1937-2018). Fernandes foi ator, professor e diretor teatral. Reconhecido por sua atuação no teatro independente argentino e encenações premiadas, dedicou-se também à docência, destacando-se por seu trabalho com a formação e o desenvolvimento do ofício de artistas teatrais. Ao longo da pesquisa foram coletados materiais bibliográficos, reportagens, entrevistas e relatos a fim de contextualizar a trajetória artística de Augusto Fernandes, a criação do exercício Yo Afectado, assim como suas referências teóricas e parcerias artísticas. Dentre estas, destaca-se a influência do trabalho de Konstantin Stanislávski, as práticas desenvolvidas por Lee Strasberg e a parceria com a atriz e professora austríaca Hedy Crilla. O Yo Afectado caracteriza-se como uma prática de improvisação na qual se propõe o uso de aspectos autobiográficos como disparadores para uma pesquisa de estados expressivos extracotidianos. A dissertação traz uma descrição detalhada do exercício, elaborada a partir da vivência prática do Yo Afectado, conduzido pela atriz, diretora e preparadora de elenco Estrela Straus."
em “Yo afectado: reflexões de uma atriz afetada pelo exercício de Augusto Fernandes" de Juliana Valente
Informações
Carga horária: 20h divididas em 5 encontros de 4h
Público Alvo: Atrizes, atores, diretoras, diretores, roteiristas e interessades
em atuação.
Endereço: Rua Humaitá, 85 - sala 701 - Humaitá
*alunos que moram fora da cidade onde será realizado o curso entre em contato com a iNBOx antes de comprar passagem e hospedagem
Investimento
5x R$286 ou à vista R$1.360
- à vista via PIX com desconto de 5%
- em 5x sem juros ou em até 12x com as taxas do cartão
Estrela Straus
Atriz, diretora, professora e preparadora de atores. Formou-se no Conservatory Studies do Lee Strasberg Film and Theatre Institute em Nova York. Em São Paulo, é formada no Teatro Escola Célia Helena – onde também foi professora de interpretação – e estudou no CPT de Antunes Filho. Trabalha como atriz desde os 16 anos em TV, teatro e cinema. Estudou cinema na EICTV(Cuba) e na Universidad del Cine (Argentina). Em Buenos Aires estudou com dois mestres da tradição stanislavskiana Argentina: Augusto Fernandes e Agustin Alezzo. Dirigiu os curta metragens “Fim” e “My favourite things ou Liberdade” e as peças “Vanities” em Nova York e “Fracture” em Berlim e também as peças online “Olhei pro buraco e era um olho mágico” e “Essas pessoas na (sua) sala de jantar”.
Seus trabalhos mais recentes como atriz foram em teatro: (“das) tripas (coração)” dirigida por Nelson Baskerville, “Hay alguien que nos odia” dirigida por Patricio Witis em Buenos Aires, “Nossa Classe” dirigida por Zé Henrique de Paula em São Paulo. Os curtas: “Na barriga da baleia” de Conrado Vidal, “Queime este corpo” de Mauricio Bouzon e Denis Cisma, “Serenata” de Dani Seabra e “Sentinela” de Thais Vilanova e Victor Lotfi e “Magya” de Rogerio Boo. Os longas: “Invisible” de Pablo Giorgelli, “Cidade Pássaro” de Matias Mariani, “Amaré” de Marcel Izidoro e “Eu sou mais eu” de Pedro Amorim. As séries “Matches” na Warner, a quarta temporada de “Me chama de Bruna” da FOX ambas dirigidas por Calvito Leal e Duda Vaisman, “A Vida Pela Frente” dirigida por Leandra Leal e Bruno Safadi da Globoplay e “Spider” dirigida por Caíto Ortiz para a Paramount. Acabou de finalizar as filmagens do longa metragem “Monstro” de Helena Guerra, no qual é a protagonista.
Como preparadora de elenco, trabalhou em diversos curtas, na segunda, terceira e quarta temporadas da série “Me chama de Bruna” da Fox e nos longa-metragens “Amaré” de Marcel Izidoro, “Carlinhos e Carlão”, “Eu sou mais eu” (indicado a melhor longa de comédia e ganhador do prêmio de voto popular no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro) e “Derrapada” de Pedro Amorim e “Retrato de um certo Oriente” de Marcelo Gomes ( no qual preparou atores libaneses) e na novela “Espelho da vida” dirigida por Pedro Vasconcelos na Rede Globo. Preparou o elenco da série “A Vida Pela Frente” dirigida por Leandra Leal e Bruno Safadi na Globoplay. Da série “Spider” dirigida por Caíto Ortiz na Paramount. Da série “B.O”dirigida por Pedro Amorim na Netflix e da série “Reencarne” dirigida por Bruno Safadi na Globoplay.
Ministra desde 2012 o curso O Método Lee Strasberg/Actors Studio em diferentes instituições, como Célia Helena, Barco, ENT e Inbox Cultural. Atualmente dá suas aulas através do Estúdio Estrela Straus, onde também aprofunda sua pesquisa sobre Method Acting e investiga a gentileza como técnica e a relação entre atuação e processos de cura emocional.

OUTROS CURSOS
Contato | Cursos
contato@inboxcultural.com
(11) 91316.2606
Realização:
iNBOx Cultural | Mercearia Produções