WORKSHOP PRESENCIAL - RIO DE JANEIRO
MÉTODO LEE STRASBERG E YO AFECTADO DE AUGUSTO FERNANDES
com
Estrela Straus
De 12 a 14 de julho
Sexta, sábado e domingo das 10h às 19:30h
Sobre
Ferramentas para o alongamento emocional e expressivo e para a verdade interna em cena através da introdução ao Método Lee Strasberg e do exercício Yo Afectado de Augusto Fernandes.
Al Pacino disse uma vez que o pai da atuação cinematográfica nos Estados Unidos foi Lee Strasberg. Isso porque a revolução da interpretação do ator americano se deu através do Group Theatre e do Actors Studio, ambos dirigidos por Lee Strasberg. Elia Kazan (membro do Group Theatre e fundador do Actors Studio) foi um dos grandes responsáveis por levar essa maneira de atuar dos palcos para o cinema. Mas afinal, o que é essa maneira de atuar? O que é o famigerado "Method Acting"? Tanto seus críticos quanto alguns de seus defensores diriam que é uma forma de atuação em que o ator místicamente se transforma no seu personagem ou tenta de alguma forma literalmente viver o personagem na vida. Como em todos os clichês, as duas explicações são falsas! Quando Lee Strasberg definiu o que se conhece popularmente como o Método, ele fez uma declaração simples "Method Acting é o que todos os atores sempre fizeram quando atuaram bem." Para um observador desavisado, tal declaração pode soar como um comentário egocêntrico, sugerindo que somente atores treinados pelo método de Strasberg seriam bons atores. Mas tal interpretação é o oposto do real significado do que Lee Strasberg disse. O que ele quis dizer é que o tão falado "Method Acting" não é nada de novo. Na verdade, é tão velho quando a civilização ocidental, tanto que os gregos foram os primeiros a teorizar e praticar o tipo de atuação hoje identificado com Lee Strasberg e com a tradição de Stanislaviski. Aristóteles disse que o segredo para mover paixões nos outros é movê-las antes em si mesmo e que o ator é capaz de fazer isso trazendo "visões" (imagens sensoriais) de experiências passadas. A sua maneira, Aristóteles estabeleceu o principio essencial do Método: o papel criativo da memória afetiva na imaginação do ator como fundamento do re-experienciar na atuação.
Antigamente, o que se chamava de "Method Acting" era chamado de "sentir o papel", "atuação romântica", "atuação emocional", "inspiração divina", "as musas", etc... Esses termos poéticos tentavam descrever o processo orgânico da criatividade que o ator talentoso faz quando o objetivo de toda atuação é atingido: (re)experienciar a ficção da história como se fosse verdadeira acontecendo aqui e agora.
YO AFECTADO
Exercício teatral idealizado pelo artista luso-argentino Augusto Fernandes (1937-2018) de quem Estrela Straus foi aluna de 2008 a 2018. Fernandes foi ator, professor e diretor teatral. Reconhecido por sua atuação no teatro independente argentino e encenações premiadas, dedicou-se também à docência, destacando-se por seu trabalho com a formação e o desenvolvimento do ofício de muitos artistas teatrais na Argentina.
No trabalho de Augusto Fernandes destaca-se a influência da pesquisa de Konstantín Stanislávski, as práticas desenvolvidas por Lee Strasberg e a parceria com a atriz e professora austríaca Hedy Crilla. O Yo Afectado caracteriza-se como uma prática de improvisação na qual se propõe o uso de aspectos autobiográficos como disparadores para uma pesquisa de estados expressivos extracotidianos.
(Fragmento retirado da dissertação “Yo afectado: reflexões de uma atriz afetada pelo exercício de Augusto Fernandes de Juliana Valente
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-26042023-134759/pt-br.php )
CRONOGRAMA
Dia 1 - Sexta, 12 de julho
Manhã:
- Breve introdução teórica sobre o Método Lee Strasberg, sobre o legado de Augusto Fernandes e a relação de ambos com a tradição Stanislavskiana;
- Exercício Song and Dance de Lee Strasberg
- Explicação Yo afectado.
Tarde
- 1a Roda de Yo Afectado
Dia 2 - Sábado, 13 de julho
Manhã
- Introdução à relaxamento e memória sensorial (quem já for familiarizado com memória sensorial fará exercícios mais avançados de acordo a onde estiver na sequência de exercícios);
Tarde
- 2a roda de Yo afectado.
Dia 3 - Domingo, 14 de julho
Manhã
- Relaxamento e memória sensorial;
- Explicação Tabela de Análise de Texto
Tarde
- 3a roda de yo afectado
- Fechamento do curso.
Informações
Público Alvo: Atrizes, atores, diretoras, diretores, roteiristas e interessades
em atuação.
Carga horária: 28:30h - 3 encontros de 9:30h cada (com pausa de 1:30 para o almoço).
Endereço: Rua Humaitá, 85, sala 701 - Humaitá - Rio de Janeiro
Investimento
4x R$400 ou R$1.520 à vista
- à vista via PIX com 5% de desconto
- em 4x sem juros ou em até 12x com as taxas do cartão
Estrela Straus
Atriz, diretora, professora e preparadora de atores. Formou-se no Conservatory Studies do Lee Strasberg Film and Theatre Institute em Nova York. Em São Paulo, é formada no Teatro Escola Célia Helena – onde também foi professora de interpretação – e estudou no CPT de Antunes Filho. Trabalha como atriz desde os 16 anos em TV, teatro e cinema. Estudou cinema na EICTV(Cuba) e na Universidad del Cine (Argentina). Em Buenos Aires estudou com dois mestres da tradição stanislavskiana Argentina: Augusto Fernandes e Agustin Alezzo. Dirigiu os curta metragens “Fim” e “My favourite things ou Liberdade” e as peças “Vanities” em Nova York e “Fracture” em Berlim e também as peças online “Olhei pro buraco e era um olho mágico” e “Essas pessoas na (sua) sala de jantar”.
Seus trabalhos mais recentes como atriz foram em teatro: (“das) tripas (coração)” dirigida por Nelson Baskerville, “Hay alguien que nos odia” dirigida por Patricio Witis em Buenos Aires, “Nossa Classe” dirigida por Zé Henrique de Paula em São Paulo. Os curtas: “Na barriga da baleia” de Conrado Vidal, “Queime este corpo” de Mauricio Bouzon e Denis Cisma, “Serenata” de Dani Seabra e “Sentinela” de Thais Vilanova e Victor Lotfi e “Magya” de Rogerio Boo. Os longas: “Invisible” de Pablo Giorgelli, “Cidade Pássaro” de Matias Mariani, “Amaré” de Marcel Izidoro e “Eu sou mais eu” de Pedro Amorim. As séries “Matches” na Warner, a quarta temporada de “Me chama de Bruna” da FOX ambas dirigidas por Calvito Leal e Duda Vaisman, “A Vida Pela Frente” dirigida por Leandra Leal e Bruno Safadi da Globoplay e “Spider” dirigida por Caíto Ortiz para a Paramount. Acabou de finalizar as filmagens do longa metragem “Monstro” de Helena Guerra, no qual é a protagonista.
Como preparadora de elenco, trabalhou em diversos curtas, na segunda, terceira e quarta temporadas da série “Me chama de Bruna” da Fox e nos longa-metragens “Amaré” de Marcel Izidoro, “Carlinhos e Carlão”, “Eu sou mais eu” (indicado a melhor longa de comédia e ganhador do prêmio de voto popular no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro) e “Derrapada” de Pedro Amorim e “Retrato de um certo Oriente” de Marcelo Gomes ( no qual preparou atores libaneses) e na novela “Espelho da vida” dirigida por Pedro Vasconcelos na Rede Globo. Preparou o elenco da série “A Vida Pela Frente” dirigida por Leandra Leal e Bruno Safadi na Globoplay. Da série “Spider” dirigida por Caíto Ortiz na Paramount. Da série “B.O”dirigida por Pedro Amorim na Netflix e da série “Reencarne” dirigida por Bruno Safadi na Globoplay.
Ministra desde 2012 o curso O Método Lee Strasberg/Actors Studio em diferentes instituições, como Célia Helena, Barco, ENT e Inbox Cultural. Atualmente dá suas aulas através do Estúdio Estrela Straus, onde também aprofunda sua pesquisa sobre Method Acting e investiga a gentileza como técnica e a relação entre atuação e processos de cura emocional.
OUTROS CURSOS
Contato | Cursos
contato@inboxcultural.com
(11) 91316.2606
Realização:
iNBOx Cultural | Mercearia Produções