Sobre
Ferramentas para a verdade interna em cena através da introdução ao Método Lee Strasberg e aos exercícios de Augusto Fernandes.
Al Pacino disse uma vez que o pai da atuação cinematográfica nos Estados Unidos foi Lee Strasberg. Isso porque a revolução da interpretação do ator americano se deu através do Group Theatre e do Actors Studio, ambos dirigidos por Lee Strasberg. Elia Kazan (membro do Group Theatre e fundador do Actors Studio) foi um dos grandes responsáveis por levar essa maneira de atuar dos palcos para o cinema. Mas afinal, o que é essa maneira de atuar? O que é o famigerado "Method Acting"? Tanto seus críticos quanto alguns de seus defensores diriam que é uma forma de atuação em que o ator místicamente se transforma no seu personagem ou tenta de alguma forma literalmente viver o personagem na vida. Como em todos os clichês, as duas explicações são falsas! Quando Lee Strasberg definiu o que se conhece popularmente como o Método, ele fez uma declaração simples "Method Acting é o que todos os atores sempre fizeram quando atuaram bem." Para um observador desavisado, tal declaração pode soar como um comentário egocêntrico, sugerindo que somente atores treinados pelo método de Strasberg seriam bons atores. Mas tal interpretação é o oposto do real significado do que Lee Strasberg disse. O que ele quis dizer é que o tão falado "Method Acting" não é nada de novo. Na verdade, é tão velho quando a civilização ocidental, tanto que os gregos foram os primeiros a teorizar e praticar o tipo de atuação hoje identificado com Lee Strasberg e com a tradição de Stanislaviski. Aristóteles disse que o segredo para mover paixões nos outros é movê-las antes em si mesmo e que o ator é capaz de fazer isso trazendo "visões" (imagens sensoriais) de experiências passadas. A sua maneira, Aristóteles estabeleceu o principio essencial do Método: o papel criativo da memória afetiva na imaginação do ator como fundamento do re-experienciar na atuação.
Antigamente, o que se chamava de "Method Acting" era chamado de "sentir o papel", "atuação romântica", "atuação emocional", "inspiração divina", "as musas", etc _ Esses termos poéticos tentavam descrever o processo orgânico da criatividade que o ator talentoso faz quando o objetivo de toda atuação é atingido: (re)experienciar a ficção da história como se fosse verdadeira acontecendo aqui e agora.
CRONOGRAMA
Dia 1 - Sábado, 13 de novembro
- Apresentação do curso e dos participantes;
- Exercício Song and Dance;
- Introdução à relaxamento e memória sensorial (quem já for familiarizado com memória sensorial fará exercícios mais avançados de acordo a onde estiver na sequência de exercícios);
- Explicação Yo afectado.
Dia 2 - Domingo, 14 de novembro
- Relaxamento e 2ª Memória Sensorial;
- Yo afectado.
Dia 3 - Segunda, 15 de novembro
- Relaxamento e memória sensorial;
- Bloco de texto;
- Fechamento do curso.
Informações
Público Alvo: Atrizes, atores, diretoras, diretores, roteiristas e interessades
em atuação
Carga horária: 24h - 3 encontros de 8h cada (com pausa de 1:30 para o almoço).
Endereço: Rua Simpatia, 257 - Jardim das Bandeiras
PROTOCOLOS DE PREVENÇÃO A COVID19
A Inbox Cultural respeita os protocolos de segurança na prevenção do COVID19, por isso, para os cursos presenciais serão adotadas as seguintes medidas:
Comprovante de Vacinação
Apresentação do teste de Covid no primeiro dia do curso
Uso de máscara e distanciamento social sempre que possível
Uso de álcool gel
Medição de temperatura
Capacidade máxima permitida pela fase atual determinada pelo governo do estado de São Paulo.
*Serão realizados exercícios práticos sem o uso de máscara, por isso é fundamental a apresentação do teste de Covid;
**A realização do teste de Covid é de responsabilidade de cada participante.
Investimento
Estrela Straus
Atriz, diretora, professora e preparadora de atores. Formou-se no Lee Strasberg Institute em Nova York. Em São Paulo, é formada no Teatro Escola Célia Helena – onde também foi professora de interpretação – e estudou no CPT de Antunes Filho. Trabalha como atriz desde os 16 anos em TV, teatro e cinema. Estudou cinema na EICTV(Cuba) e na Universidad del Cine (Argentina). Em Buenos Aires estudou com dois mestres da tradição stanislavskiana Argentina: Augusto Fernandes e Agustin Alezzo. Dirigiu os curta metragens “Fim” e “My favourite things ou Liberdade” e as peças “Vanities” em Nova York, “Fracture” em Berlim e as peças online “Olhei pro Buraco e era um olho mágico” e “Essas pessoas na sua sala de jantar”. Como preparadora de elenco trabalhou em diversas produções do audiovisual brasileiro, como na série “Me chama de Bruna”, na novela “Espelho da Vida” e nos longas “Eu sou mais eu” e “Relato de um certo Oriente”.
Ministra desde 2012 o curso O Método Lee Strasberg/Actors Studio em diferentes instituições. Através do Estúdio Estrela Straus aprofunda sua pesquisa sobre Method Acting e investiga a gentileza como técnica e a relação entre atuação e processos de cura emocional.
OUTROS CURSOS
Contato | Cursos
contato@inboxcultural.com
(11) 91316.2606
Realização:
iNBOx Cultural | Mercearia Produções