top of page
WORKSHOP PRESENCIAL - RIO DE JANEIRO

MÉTODO LEE STRASBERG E EXERCÍCIOS AUGUSTO FERNANDES

com

Estrela Straus

De 12 a 14 de janeiro

Sexta, sábado e domingo das 10h às 19:30h

Sobre

Ferramentas para a verdade interna em cena através da introdução ao Método Lee Strasberg e aos exercícios de Augusto Fernandes.


Al Pacino disse uma vez que o pai da atuação cinematográfica nos Estados Unidos foi Lee Strasberg. Isso porque a revolução da interpretação do ator americano se deu através do Group Theatre e do Actors Studio, ambos dirigidos por Lee Strasberg. Elia Kazan (membro do Group Theatre e fundador do Actors Studio) foi um dos grandes responsáveis por levar essa maneira de atuar dos palcos para o cinema. Mas afinal, o que é essa maneira de atuar? O que é o famigerado "Method Acting"? Tanto seus críticos quanto alguns de seus defensores diriam que é uma forma de atuação em que o ator místicamente se transforma no seu personagem ou tenta de alguma forma literalmente viver o personagem na vida. Como em todos os clichês, as duas explicações são falsas! Quando Lee Strasberg definiu o que se conhece popularmente como o Método, ele fez uma declaração simples "Method Acting é o que todos os atores sempre fizeram quando atuaram bem." Para um observador desavisado, tal declaração pode soar como um comentário egocêntrico, sugerindo que somente atores treinados pelo método de Strasberg seriam bons atores. Mas tal interpretação é o oposto do real significado do que Lee Strasberg disse. O que ele quis dizer é que o tão falado "Method Acting" não é nada de novo. Na verdade, é tão velho quando a civilização ocidental, tanto que os gregos foram os primeiros a teorizar e praticar o tipo de atuação hoje identificado com Lee Strasberg e com a tradição de Stanislaviski. Aristóteles disse que o segredo para mover paixões nos outros é movê-las antes em si mesmo e que o ator é capaz de fazer isso trazendo "visões" (imagens sensoriais) de experiências passadas. A sua maneira, Aristóteles estabeleceu o principio essencial do Método: o papel criativo da memória afetiva na imaginação do ator como fundamento do re-experienciar na atuação.


Antigamente, o que se chamava de "Method Acting" era chamado de "sentir o papel", "atuação romântica", "atuação emocional", "inspiração divina", "as musas", etc... Esses termos poéticos tentavam descrever o processo orgânico da criatividade que o ator talentoso faz quando o objetivo de toda atuação é atingido: (re)experienciar a ficção da história como se fosse verdadeira acontecendo aqui e agora.


CRONOGRAMA


Dia 1 - Sexta, 12 de janeiro

- Apresentação do curso e dos participantes;

- Exercício Song and Dance;

- Introdução à relaxamento e memória sensorial (quem já for familiarizado com memória sensorial fará exercícios mais avançados de acordo a onde estiver na sequência de exercícios);

- Explicação Yo afectado.


Dia 2 -  Sábado, 13 de janeiro

- Relaxamento e 2ª Memória Sensorial;

- Yo afectado.


Dia 3 - Domingo, 14 de janeiro

- Relaxamento e memória sensorial;

- Bloco de texto;

- Fechamento do curso.

Informações

Público Alvo: Atrizes, atores, diretoras, diretores, roteiristas e interessades

em atuação.


Carga horária: 24h  - 3 encontros de 8h cada (com pausa de 1:30 para o almoço).


Endereço: Rua Osório Duque Estrada, 70 - Gávea - Rio de Janeiro

Investimento

4x R$375 ou R$1.425 à vista (até 12/01 com o cupom ESTRELA100)


- à vista via PIX com 5% de desconto

- em 4x sem juros ou em até 12x com as taxas do cartão

- após 12/01, 4x R$400 ou R$1.520 

Estrela Straus

Atriz, diretora, professora e preparadora de atores. Formou-se no Conservatory Studies do Lee Strasberg Film and Theatre Institute em Nova York. Em São Paulo, é formada no Teatro Escola Célia Helena – onde também foi professora de interpretação – e estudou no CPT de Antunes Filho. Trabalha como atriz desde os 16 anos em TV, teatro e cinema. Estudou cinema na EICTV(Cuba) e na Universidad del Cine (Argentina). Em Buenos Aires estudou com dois mestres da tradição stanislavskiana Argentina: Augusto Fernandes e Agustin Alezzo. Dirigiu os curta metragens “Fim” e “My favourite things ou Liberdade” e as peças “Vanities” em Nova York e “Fracture” em Berlim e também as peças online “Olhei pro buraco e era um olho mágico” e “Essas pessoas na (sua) sala de jantar”.


Seus trabalhos mais recentes como atriz foram em teatro: (“das) tripas (coração)” dirigida por Nelson Baskerville, “Hay alguien que nos odia” dirigida por Patricio Witis em Buenos Aires, “Nossa Classe” dirigida por Zé Henrique de Paula em São Paulo. Os curtas: “Na barriga da baleia” de Conrado Vidal, “Queime este corpo” de Mauricio Bouzon e Denis Cisma, “Serenata” de Dani Seabra e “Sentinela” de Thais Vilanova e Victor Lotfi e “Magya” de Rogerio Boo. Os longas: “Invisible” de Pablo Giorgelli, “Cidade Pássaro” de Matias Mariani, “Amaré” de Marcel Izidoro e “Eu sou mais eu” de Pedro Amorim. As séries “Matches” na Warner, a quarta temporada de “Me chama de Bruna” da FOX ambas dirigidas por Calvito Leal e Duda Vaisman,  “A Vida Pela Frente” dirigida por Leandra Leal e Bruno Safadi da Globoplay e “Spider” dirigida por Caíto Ortiz para a Paramount. Acabou de finalizar as filmagens do longa metragem “Monstro” de Helena Guerra, no qual é a protagonista. 


Como preparadora de elenco, trabalhou em diversos curtas, na segunda, terceira e quarta temporadas da série “Me chama de Bruna” da Fox e nos longa-metragens “Amaré” de Marcel Izidoro, “Carlinhos e Carlão”, “Eu sou mais eu” (indicado a melhor longa de comédia e ganhador do prêmio de voto popular no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro) e “Derrapada” de Pedro Amorim e “Retrato de um certo Oriente” de Marcelo Gomes ( no qual preparou atores libaneses) e na novela “Espelho da vida” dirigida por Pedro Vasconcelos na Rede Globo. Preparou o elenco da série “A Vida Pela Frente” dirigida por Leandra Leal e Bruno Safadi na Globoplay. Da série “Spider” dirigida por Caíto Ortiz na Paramount. Da série “B.O”dirigida por Pedro Amorim na Netflix e da série “Reencarne” dirigida por Bruno Safadi na Globoplay.


Ministra desde 2012 o curso O Método Lee Strasberg/Actors Studio em diferentes instituições, como Célia Helena, Barco, ENT e Inbox Cultural. Atualmente dá suas aulas através do Estúdio Estrela Straus, onde também aprofunda sua pesquisa sobre Method Acting e investiga a gentileza como técnica e a relação entre atuação e processos de cura emocional.

WhatsApp-Image-2020-01-09-at-13.32.03.jp

OUTROS CURSOS

WORKSHOP PRESENCIAL - SÃO PAULO

THE LUCID BODY - PROGRAMA ESTENDIDO

THE LUCID BODY - PROGRAMA ESTENDIDO

Thiago Felix

01/03 - 05/05

WORKSHOP PRESENCIAL - SÃO PAULO

DIREÇÃO DE ARTE EM CENA

DIREÇÃO DE ARTE EM CENA

Vera Hamburger e professores convidados

20/03 - 10/07

WORKSHOP PRESENCIAL - RIO DE JANEIRO

CONCEITO DA MALA PEQUENA - A essência na atuação para audiovisual

CONCEITO DA MALA PEQUENA - A essência na atuação para audiovisual

José Eduardo Belmonte

19/04 - 21/04

 

 

Contato | Cursos 

contato@inboxcultural.com
(11) 91316.2606

Realização:

  iNBOx Cultural | Mercearia Produções 

bottom of page