OFICINA ONLINE

LABORATÓRIO
FRONTEIRAS PERMEÁVEIS:
A IMAGEM DA CASA

com

Vera Hamburger e Convidados

De 22 de abril a 22 de julho
Quintas-feiras, das 19h às 22h

4x R$350,00 


Desconto até 26/03 com o cupom IMAGEMDACASA

4x R$320,00 


* à vista no boleto com 4,57% de desconto

* em até 12x com juros do cartão

INVESTIMENTO

Sobre

O objetivo deste curso é discutir o desenho do espaço como linguagem a partir da experiência de cada participante junto a seu próprio habitat. Retomando princípios do Laboratório Fronteiras Permeáveis e procurando novos caminhos para a investigação artística,  A imagem da casa propõe uma ação coletiva através das telas em simultâneo. Elementos primordiais da conformação espaço-visual são o mote para a criação.


A pesquisa é fundamentalmente prática. A cada encontro, uma experiência de reconhecimento do espaço e de seus elementos é produzida a partir da experiência particular de cada pessoa com seu espaço, explorando novos parâmetros que entraram em jogo na comunicação da arte desses novos tempos que estamos vivendo.


Os trabalhos serão conduzidos por Vera Hamburger e seus convidados, propondo atividades individuais e em pequenos grupos, através de ferramentas digitais como Zoom, WhatsApp e Google Drive.


O corpo de professores desta edição do Laboratório Fronteiras Permeáveis é composto de modo transdisciplinar, contando desta vez com a colaboração do fotógrafo Jacob Solitrenick, do músico Dudu Tsuda e do editor e videomaker Raimo Benedetti.


É importante que todos tenham a liberdade de uso do espaço de pelo menos um cômodo da casa, de forma confortável e reservada. Sugerimos o uso de computador, celular e de outro tipo de câmera caso tenha disponível, além do uso de aplicativos de webcam que conectam essas câmeras ao aplicativo do zoom (Irium ou EpocCam). O objetivo é que ao final do curso cada aluno produza um vídeo curto com as imagens fotografadas ou captadas durante as aulas e indicamos usar algum aplicativo de edição de vídeo (como Movavi ou InShot) da preferência de cada um.


Cada encontro é iniciado por exercícios de ativação e sensibilização corporal. Roupas confortáveis são aconselháveis. Utilizaremos durante os encontros alguns materiais como: barbante de algodão, fita crepe, corantes naturais (colorau, açafrão, beterraba, e outros da preferência de cada um), potes de vidro (copos, jarras, vasos, taças, garrafas), papel em rolo para desenho (do tipo que preferir), papel cartão, tesoura, luminárias, lanternas, fontes de luz de vários tipos e cores que tiver em casa, materiais com transparências e materiais de afeto.


Cronograma:

  

  • 22/04 - Jogo 01 - Da linha em ponto (artista convidado Dudu Tsuda)

  • 29/04 - Jogo 02 - Cor pigmento / cor luz

  • 06/05 - Jogo 03 - Texturas e materiais (artista convidado Dudu Tsuda)

  • 13/05 - Jogo 04 - Em trama entre matéria e luz (artista convidado Jacob Solitrenick)

  • 20/05 - Jogo 05 - Objeto de memória 1

  • 27/05 - Jogo 06 - Objeto de memória 2

  • 03/06 - Feriado

  • 10/06 - Jogo 07 - Espelhos e reflexões 1

  • 17/06 - Jogo 08 - Espelhos e reflexões 2

  • 24/06 - Jogo 09 - Espelhos e telas (artista convidado Raimo Benedetti)

  • 01/07 - Jogo 10 - Espelhos e telas (artista convidado Raimo Benedetti)

  • 08/07 - Jogo 11 - Espelhos e telas (artista convidado Raimo Benedetti)

  • 15/07 - Jogo 12 - Espelhos e telas (artista convidado Raimo Benedetti)

  • 22/07 - Jogo 13 - Encerramento

Informações

CERTIFICADO entregue ao final do curso (mínimo de 75% de frequência).


Carga horária: 39h, em 13 encontros de 3h; 


Dirigido a profissionais, estudantes, pesquisadores e atuantes das artes cênicas, plásticas, gráficas, audiovisuais, visuais e Arquitetura. 


* Todas as aulas acontecerão ao vivo pela plataforma Zoom (baixe em zoom.us)  ; 

* É preciso que os alunos tenham acesso a internet através de computador ou celular. 


Para interessados em fazer os dois cursos regulares abertos da Vera Hamburger, Direção de Arte em Cena às terças e Laboratório Fronteiras Permeáveis: A Imagem da Casa às quintas: INSCREVA-SE AQUI 


Ou entre em contato com a iNBOx por email ou whatsapp, para se inscrever com valor especial. 

Email: comunicacaoinboxcultural@gmail.com 

WhatsApp: 11 949820518 - Letícia Crozara

Concepção e coordenação

Vera Hamburger

Vera Hamburger, arquiteta formada pela FAU USP, atua como diretora de arte e cenógrafa desde 1985 em teatro, exposições e principalmente no cinema. Colaborou em filmes como Carandirú; Castelo Ra tim bum, o filme; Sequestro Relâmpago e séries como Filhos do Carnaval (HBO); Destino Salvador (HBO) e Black Mirror – Striking Vipers (Netflix), entre outros, tendo sido repetidamente premiada.


Paralelamente dedica-se à pesquisa e ensino sobre a matéria, tendo feito o Mestrado em Artes Cênicas na ECA USP, e, atualmente cursando o doutorado na FAU USP. É autora do livro “Arte em Cena, a Direção de Arte no Cinema Brasileiro”, Editora Senac e SESC, 2014, pelo qual ganhou o Prêmio Jabuti 2015. É, também, curadora do website Flávio Império.


Dudu Tsuda é artista multimídia, artista sonoro, músico, compositor, performer, produtor musical, professor convidado da PUC/SP e no curso de Pós-Graduação em Música e Imagem da Faculdade Santa Marcelina. Doutorando pelo programa de Artes Visuais do Instituto de Artes da UNESP-SP. Mestre pelo programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital PUC-SP. Bacharel em Comunicação em Multimeios PUC-SP. Realizou programas de residência artística, exposições, intervenções urbanas, performances e concertos em diferentes cidades do mundo como Paris / França, Tóquio / Japão, Bogotá, Medellín e Manizales / Colômbia, La Paz / Bolívia, Cadiz / Espanha e Berlim e Munique / Alemanha, e em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Curitiba entre outras no Brasil. Foi contemplado por diferentes prêmios no Brasil e no Japão pela realização de seus trabalhos, e por colaborações com dança contemporânea e cinema. Integra a cia de dança contemporânea ‘Núcleo Artérias’ (www.nucleoarterias.com) desde 2001.


Jacob Solitrenick, premiado diretor de fotografia de ficção, documentário e publicidade, fotografou mais de 30 longas, 10 séries e 10 documentários, sem contar os filmes publicitários. Fez ainda na faculdade seu primeiro estágio em cinema, sua grande paixão. Começou como produtor de set e de arte, assistente de câmera e estreou como diretor de fotografia no longa-metragem Latitude Zero. Trabalhou com diretores como Tata Amaral, Daniel Augusto, Ana Luiza Azevedo, Lina Chamie, Jorge Furtado, Marcos Jorge, Lúcia Murat, Anna Muylaert, Caru Alves de Souza e Carlos Reichenbach. A série Cantoras do Brasil teve Jey como diretor. Ampliando suas competências, dirigiu e fotografou as temporadas 3, 4, 5 e 6 da série para o Canal Brasil. Cantoras do Brasil venceu o 5º Fymti Festival y Mercado de Televisión Internacional de Buenos Aires como Melhor Programa de Entretenimento, ganhou Melhor Som e foi finalista duas vezes de Melhor Fotografia do Prêmio ABC para Séries de TV.


Raimo Benedetti é videoartista, montador de filmes cinematográficos e pesquisador. Dedica-se ao estudo da arqueologia das mídias desde 2010. É professor do curso Pré-cinema que ministrou em diversas instituições artísticas e acadêmicas como a USP, Arteleku (Espanha), SESC e Instituto Tomie Ohtake. Criou do espetáculo de live cinema Cinema das Atrações que estreou no Festival Live Cinema em 2013. É autos do livro “Entre Pássaros e Cavalos: Muybridge, Marey e o Pré-cinema” lançado em 2018 pela Editora do SESI São Paulo.

WhatsApp-Image-2020-01-09-at-13.32.03.jp

OUTROS CURSOS

LABORATÓRIO DE MONTAGEM

CEMITÉRIO VERTICAL -
POÉTICAS DE RESISTÊNCIA
À NECROPOLÍTICA

Eric Lenate

27/04 - 20/07

OFICINA ONLINE

LABORATÓRIO DE ROTEIRO - SÉRIES

Camila Raffanti

29/04 - 31/05

OFICINA ONLINE

ATUANDO PARA A CÂMERA

Luciano Sabino

21/05 - 02/07

 

 

Contato | Cursos 

comunicacaoinboxcultural@gmail.com
 (11) 94982-0518

Realização  iNBOx Cultural | Mirante Produções 

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram

Faça parte do nosso mailing!

 Copyright iNBOx Cultural, 2021 - São Paulo, Brasil