
LABORATÓRIO DE FILMAGEM - SÃO PAULO
LABORATÓRIO DE FILMAGEM (DIRETORES) - São Paulo
com
José Eduardo Belmonte
De 9 a 27 de março
Semana 1 - preparação (09 a 13 de março)
-segunda a sexta das 8h às 13:30h
Semana 2 - filmagem (16 a 20 de março)
-segunda a sexta das 9h às 19h
Semana 3 - finalização (23 a 27 de março)
-online a definir
Sobre
O curso consiste em uma experiência prática na produção de um curta-metragem, desenvolvido de forma coletiva por alunos de direção e atuação para audiovisual. O projeto será baseado em um roteiro inédito escrito por José Eduardo Belmonte.
A dinâmica do curso consiste na construção de 20 cenas/ situações narrativas, em que cada aluno de direção assumirá a realização de pelo menos duas delas, enquanto os atores participarão como protagonistas em, no mínimo, duas cenas. O roteiro parte de uma premissa simples: antes de uma palestra, um personagem conduz outro que conduz a outro, assim por diante em uma série de momentos breves e significativos, criando um mosaico de interpretações e abordagens cinematográficas.
O objetivo é proporcionar uma vivência concreta do processo de filmagem, desde a preparação até a execução, em um ambiente de colaboração entre diretores e atores. Ao final, os participantes terão não apenas o registro do trabalho realizado, mas também a experiência de um exercício coletivo de narrativa visual.
CRONOGRAMA:
Semana 1 - preparação - manhã diretores / tarde atores (09 a 13 de março)
Revisão dos conceitos aprendidos do conceito da mala pequena ( para atores) e dos conceitos entre a imaginação e a realidade ( diretores)
Leitura técnica dos roteiros
criação do dispositivo filosófico e dos conceitos
transformando o conceito em imagens
Busca de referências.
blocking
visita técnica
ensaio elenco
fechado do blocking e programa de filmagem-
Entendo o texto, o contexto, o tom, discussão e construção do personagem. Exercícios e ensaios da personagem e das cenas.
Semana 2 - filmagem - (16 a 20 de março)
filmagem em si com minha mentoria.
Semana 3 - finalização - onine (23 a 27 de março)
Edição do material e análise.
Informações
arga horária: 62:30h presenciais, em 5 encontros de 5:30h e 5 encontros de 10h
Público Alvo: diretores, diretoras e estudantes de direção
Endereço: Rua Cajaíba - 170 - Pompéia
Investimento
5x R$500 ou R$2.375 à vista
- à vista via PIX com 5% de desconto com cupom PIX5
José Eduardo Belmonte
Com uma trajetória marcada pela versatilidade e apuro da técnica, José Eduardo Belmonte construiu uma carreira que abrange diversos gêneros cinematográficos, do drama ao suspense, passando por documentário, comédia e thriller. Sua experiência internacional inclui a direção do thriller Almost Deserted, filmado em Detroit (EUA)- a ser lançado em 2025, onde expandiu sua linguagem visual trabalhando com uma equipe multicultural, consolidando sua reputação como diretor que extrai performances intensas de seus elencos.
Reconhecido pela crítica e pelo público por sua direção de atores precisa e sensível, Belmonte revela camadas emocionais profundas em cada personagem. Seu trabalho minucioso com montagem e design de som cria atmosferas imersivas que elevam a narrativa. Sua filmografia inclui obras premiadas como Alemão (2014), que originou a série Alemão: Os Dois Lados do Complexo (TV Globo), indicada ao Emmy Internacional, e Carcereiros (TV Globo), vencedora no MIPDrama Screenings em Cannes.
Sua abordagem cinematográfica transita entre o realismo poético e a narrativa tensionada, explorando temas sociais e existenciais com olhar crítico. Em El Hipnotizador (HBO),serie de fantasia com atores argentinos, portugues, uruguaios e brasileiros mergulhou no suspense psicológico e no realismo fantástico, enquanto em O Auto da Boa Mentira (2012), adaptação de contos de Ariano Suassuna, trabalhou o humor e a cultura popular. Recentemente, dirigiu Alemão 2 (2022), As Verdades (2022), O Pastor e o Guerrilheiro (2023) e Uma Família Feliz (2023), demonstrando versatilidade entre gêneros e tons narrativos distintos.
Em Assalto à Brasileira (2023), reconstruiu o maior roubo a banco do Brasil com ritmo acelerado e personagens complexos, enquanto no documentário sobre a artista plástica Rita Wainer, explorou a relação entre arte e memória. Cada projeto é uma oportunidade para desafiar convenções e experimentar novas formas de contar histórias, sempre com autenticidade e força dramática.
Atualmente, Belmonte desenvolve novos trabalhos que expandem seus horizontes criativos, mantendo a essência de sua filmografia: personagens marcantes, narrativas tensionadas e uma visão singular da realidade atual.

OUTROS CURSOS
Contato | Cursos
contato@inboxcultural.com
(11) 91316.2606
Realização:
iNBOx Cultural | Mercearia Produções





