OFICINA ONLINE AO VIVO

LAB DE AUTORRETRATO

com

Pamela Facco

De 20 a 30 de setembro

Segundas e Quintas, das 20h às 22h

ENCERRADO

Sobre

Tirar selfies não é a mesma coisa do que se auto retratar e a linha que separa essas duas ações não é tênue, muito pelo contrário, fica escancarado para qualquer receptor com um senso artístico minimamente apurado o propósito distinto entre uma ação e outra.


Ser detentor de ferramentas para a construção de uma auto representação que ultrapasse o valor de uma fotografia banal e inaugure para essa imagem um outro espaço de importância na nossa linha do tempo é o grande propósito deste laboratório.


Para essa proposta de estudo, vamos usar o celular como facilitador da captação imagética e também como finalizador da nossa arte. Todos os celulares com câmera são capazes de alcançar bons resultados nesse laboratório, pois o foco não será a qualidade profissional final de uma imagem com aptidão para ser ampliada em grandes formatos e sim a compreensão do valor da construção da cena alinhadas ao nosso intuito particular e a nossa sensação individual perante aquela proposta.


Cronograma:


Aula 1 - 20/09 - O despertar do olhar para a construção de autorretratos.

+ 2 propostas de fazer artístico para casa


Aula 2 - 23/09 - Ferramentas sólidas para criação de autorretratos.

+ 2 propostas de fazer artístico para casa


Aula 3 - 27/09 - Laboratório de pós-produção para autorretratos.

+ Trabalhar na curadoria e na pós produção das imagens realizadas ao longo do laboratório, para casa


Aula 4 - 30/09 - Apresentação final de todas as produções.

+ Análise aberta sobre essas produções

Informações

Carga Horária:

 - 8 horas - 4 encontros de 2h cada


Público Alvo:

- Iniciantes ou leigos em fotografia


* Todas as aulas acontecerão ao vivo pela plataforma Zoom;

* É preciso que os alunos tenham acesso a internet através de computador ou celular.

Investimento

Inscreva-se

Pamela Facco

Pamela Facco percorreu um caminho sinuoso nas áreas das artes até chegar à fotografia. Designer gráfica por formação acadêmica, ilustradora nas horas vagas, fez cursos de desenho e pintura em renomadas escolas, como o Instituto Nacional de Artes de Buenos Aires, onde viveu em 2009. Na volta a São Paulo, começou a traduzir sua bagagem criativa em imagens fotográficas, as quais, desde 2010, priorizam o registro do humano.


Sua primeira série é documental sobre as crianças da comunidade Jardim Ibirapuera. Com a sequência desse trabalho ganhou o prêmio Sony International Award Brasil 2012. Essa imagem foi exposta no MIS-Sp e no Somerset House -Londres (2012/13).

De 2013 à 2015 desenvolveu uma série fotográfica, ”Entre o vazio”, sobre as areias do litoral paulista que participou da mostra Ritos e Rituais no Festival Foto em Pauta Tiradentes, de 2016.


Fotografar enquanto se vive é seu mais constante hábito. Em 2017 esteve entre Praga-Viena e desenvolveu um ensaio fotográfico subjetivo em que uma imagem foi selecionada a participar da mostra principal do Festival Foto em Pauta de 2017. Esse ensaio também foi selecionado para a shortlist do Festival Latino Americano de fotografia de celular, e duas de suas imagens foram expostas no MIS em maio de 2017.


Sua série autoral atual é o Poesia com elos, projeto que visa desmistificar a nudez, apresentar corpo como potência artística e questionar os padrões impostos a mulher. Teve seu início no final de 2016 e hoje cumpre seu papel revolucionário, sofreu inclusive uma série de censuras e silenciamentos, fato que levou a artista a ser a primeira pessoa no Brasil a processar e vencer o Instagram em primeira e segunda instância por conta dessa arbitrariedade de deletarem contas de mulheres com conteúdo divergente da norma machista de fotografias sensuais e clichês sobre a função do corpo da mulher na sociedade.

WhatsApp-Image-2020-01-09-at-13.32.03.jp
Inscreva-se

OUTROS CURSOS

WHORKSHOP PRESENCIAL

WORKSHOP DE PALHAÇO

Cristiane Paoli Quito

28/01 - 30/01

CURSO ONLINE

SCRIPT ANALYSIS:
A ABORDAGEM DE
JUDITH WESTON

Tomás Rezende

06/12 - 17/12

WORKSHOP PRESENCIAL

MÉTODO M.A.P.P.A: ATUAÇÃO E CONSCIÊNCIA

Alethea e Michel Dubret

11/12 - 12/12

 

 

Contato | Cursos 

contato@inboxcultural.com
(11) 91316.2606

Realização:

  iNBOx Cultural | Mercearia Produções