OFICINA ONLINE AO VIVO
LAB DE AUTORRETRATO
com
Pamela Facco
De 20 a 30 de setembro
Segundas e Quintas, das 20h às 22h
Sobre
Tirar selfies não é a mesma coisa do que se auto retratar e a linha que separa essas duas ações não é tênue, muito pelo contrário, fica escancarado para qualquer receptor com um senso artístico minimamente apurado o propósito distinto entre uma ação e outra.
Ser detentor de ferramentas para a construção de uma auto representação que ultrapasse o valor de uma fotografia banal e inaugure para essa imagem um outro espaço de importância na nossa linha do tempo é o grande propósito deste laboratório.
Para essa proposta de estudo, vamos usar o celular como facilitador da captação imagética e também como finalizador da nossa arte. Todos os celulares com câmera são capazes de alcançar bons resultados nesse laboratório, pois o foco não será a qualidade profissional final de uma imagem com aptidão para ser ampliada em grandes formatos e sim a compreensão do valor da construção da cena alinhadas ao nosso intuito particular e a nossa sensação individual perante aquela proposta.
Cronograma:
Aula 1 - 20/09 - O despertar do olhar para a construção de autorretratos.
+ 2 propostas de fazer artístico para casa
Aula 2 - 23/09 - Ferramentas sólidas para criação de autorretratos.
+ 2 propostas de fazer artístico para casa
Aula 3 - 27/09 - Laboratório de pós-produção para autorretratos.
+ Trabalhar na curadoria e na pós produção das imagens realizadas ao longo do laboratório, para casa
Aula 4 - 30/09 - Apresentação final de todas as produções.
+ Análise aberta sobre essas produções
Informações
Carga Horária:
- 8 horas - 4 encontros de 2h cada
Público Alvo:
- Iniciantes ou leigos em fotografia
* Todas as aulas acontecerão ao vivo pela plataforma Zoom;
* É preciso que os alunos tenham acesso a internet através de computador ou celular.
Investimento
Pamela Facco
Pamela Facco percorreu um caminho sinuoso nas áreas das artes até chegar à fotografia. Designer gráfica por formação acadêmica, ilustradora nas horas vagas, fez cursos de desenho e pintura em renomadas escolas, como o Instituto Nacional de Artes de Buenos Aires, onde viveu em 2009. Na volta a São Paulo, começou a traduzir sua bagagem criativa em imagens fotográficas, as quais, desde 2010, priorizam o registro do humano.
Sua primeira série é documental sobre as crianças da comunidade Jardim Ibirapuera. Com a sequência desse trabalho ganhou o prêmio Sony International Award Brasil 2012. Essa imagem foi exposta no MIS-Sp e no Somerset House -Londres (2012/13).
De 2013 à 2015 desenvolveu uma série fotográfica, ”Entre o vazio”, sobre as areias do litoral paulista que participou da mostra Ritos e Rituais no Festival Foto em Pauta Tiradentes, de 2016.
Fotografar enquanto se vive é seu mais constante hábito. Em 2017 esteve entre Praga-Viena e desenvolveu um ensaio fotográfico subjetivo em que uma imagem foi selecionada a participar da mostra principal do Festival Foto em Pauta de 2017. Esse ensaio também foi selecionado para a shortlist do Festival Latino Americano de fotografia de celular, e duas de suas imagens foram expostas no MIS em maio de 2017.
Sua série autoral atual é o Poesia com elos, projeto que visa desmistificar a nudez, apresentar corpo como potência artística e questionar os padrões impostos a mulher. Teve seu início no final de 2016 e hoje cumpre seu papel revolucionário, sofreu inclusive uma série de censuras e silenciamentos, fato que levou a artista a ser a primeira pessoa no Brasil a processar e vencer o Instagram em primeira e segunda instância por conta dessa arbitrariedade de deletarem contas de mulheres com conteúdo divergente da norma machista de fotografias sensuais e clichês sobre a função do corpo da mulher na sociedade.
OUTROS CURSOS
Contato | Cursos
contato@inboxcultural.com
(11) 91316.2606
Realização:
iNBOx Cultural | Mercearia Produções