Sobre
O Curso de Direção de Atores é desenvolvido para aspirantes e profissionais do cinema aperfeiçoarem suas habilidades em direção de atores. Com uma abordagem teórica e prática, o curso prepara você para enfrentar os desafios de dirigir atores em cena.
Exercícios práticos com atores convidados, desenvolve o seu repertório, explora a história da atuação desde a Grécia antiga até o cinema contemporâneo, e estuda os métodos clássicos de Stanislavski e o trio americano (Strasberg, Adler, Meisner).
Você também aprende a analisar roteiros, estudando os personagens e suas relações, criando histórias pregressas e encontrando subtextos. O curso também aborda ensaios e improvisação, ensinando como equilibrar construção e espontaneidade, utilizando a improvisação como ferramenta de criação.
Também são abordados temas como foco e direção eficaz em um ambiente movimentado como um set de filmagem e a adaptação em diferentes contextos, seja entre atores de teatro, cinema, TV e não-profissionais. Por fim, são abordadas estratégias avançadas, indo além do realismo, com técnicas de desdramatização, artificialismo e exploração de novos paradigmas no cinema contemporâneo.
Informações
Carga Horária: 15 horas, em 5 encontros de 3 horas
Público Alvo: Diretores e estudantes de direção
Endereço: Rua Osório Duque Estrada, 70 - Gávea
Investimento
5x R$460 ou à vista R$2.185
- à vista via PIX com 5% de desconto (com o cupom PIX5)
- em 5x sem juros ou em até 12x com as taxas do cartão
Pedro Freire
Diretor, roteirista e produtor de cinema, TV e teatro.
Seu primeiro longa-metragem como diretor, MALU, estreou na competição oficial do festival de Sundance em 2024.
Professor titular de direção de atores para cinema na EICTV (Cuba), também já deu cursos de direção em Altos de Chavón (Rep. Dominicana) e na AIC-RJ, onde foi coordenador e professor do curso regular de Interpretação.
Escreveu e dirigiu 8 curtas-metragens que competiram nos festivais de Veneza, Locarno, Havana, Cinéma du Réel, Oberhausen, Turim, Huelva, Festival do Rio, Gramado e SP.
Os curtas "Se por acaso", feito sob a supervisão artística de Abbas Kiarostami, e "O Teu Sorriso", com Paulo José e Juliana Carneiro da Cunha, ganharam diversos prêmios no Brasil. Dirigiu 11 séries para a TV, incluindo 3 novelas para a TV Globo, além das peças teatrais “Outros Tempos”, de Harold Pinter, e "Vista de Cima", de Bráulio Mantovani.
Trabalhou em 17 longas-metragens e 8 peças de teatro, como roteirista para Ruy Guerra, assistente de direção para Karim Aïnouz, Lucia Murat, Enrique Diaz e Bia Lessa, preparador de elenco em 6 longas, para Marcelo Gomes entre outros.
Participou das residências Director's Lab, no Lincoln Center Theater, em NY (2012) e no Berlinale Talent Campus (2008).
Graduado em Direção de Cinema na EICTV (Cuba) e em Artes Cênicas na CAL (Rio de Janeiro), também estudou Direção de Teatro na Casa de América (Madrid) e Teoria do Teatro na UNIRIO.

OUTROS CURSOS
Contato | Cursos
contato@inboxcultural.com
(11) 91316.2606
Realização:
iNBOx Cultural | Mercearia Produções