Sobre
Aula aberta com Vera Hamburger sobre a direção de arte como linguagem.
Trata-se da aula inaugural do curso DIREÇÃO DE ARTE EM CENA coordenado e ministrado por ela ao lado de artistas convidados como Eliane Caffé, Jacob Solitrenick, Verônica Julian, William Valduga, Henrique Morais, Marcelo Siqueira, Juliana Di Grazia, Izabel Rainer.
Inscreva-se gratuitamente para a Aula Aberta e Saiba mais sobre o curso completo aqui:
Vera Hamburger, diretora de arte e cenógrafa de algumas das mais emblemáticas obras da produção audiovisual brasileira - como Carandiru, Ó paí ó, Hoje, Deus é brasileiro, Castelo Ra-tim-bum - o filme - coordena e ministra este curso online e ao vivo, para quem tem interesse em trabalhar com Direção de Arte e Cenografia e em se aprofundar no universo cinematográfico.
O curso tem como objetivo oferecer uma visão completa sobre o universo da direção de arte cinematográfica, aprofundando aspectos essenciais para a compreensão desta função, sua abrangência na concepção de um filme, e o desenvolvimento de projetos em cada uma das áreas envolvidas em sua realização.
O programa abordará o processo de trabalho nas diferentes áreas envolvidas na concepção e realização do universo visual dos filmes: direção, direção de arte, direção de fotografia, cenografia, figurino, maquiagem e efeitos especiais. Para isso Vera Hamburger convida renomados profissionais da produção cinematográfica contemporânea brasileira.
A partir da prática com o cinema, os artistas e professores convidados irão discutir conceitos e métodos de trabalho, desde a análise do roteiro ao produto final, assim como as matérias e ferramentas disponíveis à sua construção e as relações que se estabelecem entre os departamentos para a elaboração do universo visual da obra.
Professores:
Vera Hamburger
Jacob Solitrenick
Verônica Julian
William Valduga
Henrique Morais
Marcelo Siqueir
Juliana Di Grazia
Izabel Rainer
Denise Borro
Eliane Caffé
Cronograma:
29/03 - Aula 1 - Direção de Arte, uma linguagem com Vera Hamburger
05/04 - Aula 2 - Direção de Arte e Direção com Eliane Caffé
12/04 - Aula 3 - Direção de Fotografia com Jacob Solitrenick
19/04 - Aula 4 - Direção de Arte e Cenografia com Vera Hamburger
26/04 - Aula 5 - Assistência de D.A. - Da concepção à coordenação de projeto com William Valduga
03/05 - Aula 6 - Coordenação de Arte com Henrique Morais
10/05 - Aula 7 - O objeto em cena com Juliana Di Grazia
17/05 - Aula 8 - Direção de Arte e Desenho da figura com Vera Hamburger
24/05 - Aula 9 - Desenho da Figura, o Figurino com Verônica Julian
31/05 - Aula 10 - Desenho da Figura, a Maquiage
07/06 - Aula 11 - Apresentação de projeto e projeto gráfico com Izabel Rainer
14/06 - Aula 12 – Estudo de caso 1 com Vera Hamburger
21/06 - Aula 13 - Efeitos Visuais com Marcelo Siqueira
28/06 - Aula 14 - Estudo de caso 2 com Vera Hamburger
05/07 - Aula 15 - Estudo de caso 3 com Vera Hamburger
12/07 - Aula 16 - Estudo de caso 4 com Vera Hamburger e finalização do curso
Informações
- Todas as aulas acontecerão ao vivo pela plataforma Zoom (baixe em zoom.us)
- As aulas ficam gravadas e disponíveis por todo o período do curso
- Grupo de Whatshapp com os alunos e a coordenadora do curso Vera Hamburger
- Oportunidade para network com cadastro perfils dos alunos e compartihamento de oportunidades na área
- Certificado entregue ao final do curso (mínimo de 75% de frequência)
- Vagas limitadas
Carga horária do curso: 48h, em 16 encontros de 3h
Informações
Público alvo: Dirigido a profissionais, estudantes, pesquisadores e atuantes das artes cênicas, plásticas, gráficas, audiovisuais, visuais e Arquitetura.
Carga horária da aula aberta: 3h
- A aula acontecerá ao vivo pela plataforma Zoom (baixe em zoom.us)
Investimento
AULA ABERTA GRATUITA
Vera Hamburguer
Vera Hamburger, arquiteta formada pela FAU USP, atua como diretora de arte e cenógrafa desde 1985 em teatro, exposições e principalmente no cinema. Colaborou em filmes como Carandirú; Castelo Ra tim bum, o filme; Sequestro Relâmpago e séries como Filhos do Carnaval (HBO); Destino Salvador (HBO) e Black Mirror – Striking Vipers (Netflix), entre outros, tendo sido repetidamente premiada.
Paralelamente dedica-se à pesquisa e ensino sobre a matéria, tendo feito o Mestrado em Artes Cênicas na ECA USP, e, atualmente cursando o doutorado na FAU USP. É autora do livro “Arte em Cena, a Direção de Arte no Cinema Brasileiro”, Editora Senac e SESC, 2014, pelo qual ganhou o Prêmio Jabuti 2015. É, também, curadora do website Flávio Império.
Jacob Solitrenick, premiado diretor de fotografia de ficção, documentário e publicidade, fotografou mais de 30 longas, 10 séries e 10 documentários, sem contar os filmes publicitários. Fez ainda na faculdade seu primeiro estágio em cinema, sua grande paixão. Começou como produtor de set e de arte, assistente de câmera e estreou como diretor de fotografia no longa-metragem Latitude Zero. Trabalhou com diretores como Tata Amaral, Daniel Augusto, Ana Luiza Azevedo, Lina Chamie, Jorge Furtado, Marcos Jorge, Lúcia Murat, Anna Muylaert, Caru Alves de Souza e Carlos Reichenbach. A série Cantoras do Brasil teve Jey como diretor. Ampliando suas competências, dirigiu e fotografou as temporadas 3, 4, 5 e 6 da série para o Canal Brasil. Cantoras do Brasil venceu o 5º Fymti Festival y Mercado de Televisión Internacional de Buenos Aires como Melhor Programa de Entretenimento, ganhou Melhor Som e foi finalista duas vezes de Melhor Fotografia do Prêmio ABC para Séries de TV.
Izabel Rainer é designer gráfica com foco no audiovisual. Atualmente realiza trabalhos para filmes e séries, como membro da equipe de arte, na fase de produção e filmagem - Filmes: Sequestro Relâmpago (2018), O Amor dá Trabalho (2019) / Séries: Black Mirror (2019), Coisa Mais Linda (2019), Irmandade (2019), entre outros.
William Valduga atua há mais de dez anos no mercado de cinema, televisão e publicidade. Graduado em Audiovisual pela UNISINOS- RS e discidente em Arquitetura e Urbanismo na Uniritter -RS. Como cenógrafo e assistente de arte, participou de diversos longas, entre eles: Os Homens são de Marte… E é pra lá que eu vou (direção de Marcos Baldini); Cabeça a Prêmio (direção de Marco Ricca), Como Nossos Pais (direção de Laís Bodanzky) e Sequestro Relâmpago (direção de Tata Amaral). Em séries de TV, integrou a equipe de Arte das quatro temporadas de Psi (HBO); Doce de Mãe ( TV Globo); Coisa Mais Linda (Netflix – segunda temporada); e A História do Amor (TV Globo). Como diretor de arte assinou os longas Rasga Coração (direção de Jorge Furtado), Aos Olhos de Ernesto ( direção de Ana Luiza Azevedo).
Juliana Di Grazia é Graduada em História (PUC) e Pós-Graduada em Cinema Documentário (FGV). Atualmente mestranda do programa transdisciplinar de Estética e Historia da Arte na USP, desenvolve aspectos de uma metodologia de pesquisa em arte a partir de analise fenomenológica da percepção dos objetos. Pesquisadora, conteudista, documentarista e principalmente Produtora de Objetos e Decoradora de Cena (set decorator) para projetos de ficção em series como Cidade Invisível, Carcereiros, Unidade Básica de Saúde e Gigantes do Brasil. E em longas-metragens como Hebe – a estrela do Brasil; Albatroz; Califórnia; Carcereiros; Somos tão Jovens, Tudo o que aprendemos Juntos; Os Amigos; As Boas Maneiras; entre outros... É pesquisadora da relação entre objetos e memoria, seus dispositivos disparadores de percepção quando apresentados em correlação. Ministra a disciplina “Produção de Objetos e Decoração de Cena” como professora convidada na Pós Graduação de Direção de Arte do SENAC. É membro do conselho da APODEC – Associação dos Produtores de Objetos e Decoradores de Cena de São Paulo.
Henrique Morais, paulistano, apaixonado por boas histórias. Antes do cinema, trabalhou com marketing e com fotografia. Atua há mais de quinze anos como produtor e coordenador de arte. Passou pelas redações de revistas importantes como Casa Cláudia e Casa & Jardim. Atuou em filmes publicitários e peças de teatro. Há quase dez anos intensificou o trabalho com audiovisual. Trabalhou em produções como Turma da Mônica – Lições; Turma da Mônica – Laços; Black Mirror – Striking Vipers; De Onde Te Vejo; Joaquim; Que Horas Ela Volta; entre outros.
Verônica Julian é figurinista desde os anos 90. Iniciando no cinema independente e em várias campanhas publicitárias como C&A. Em 1999, assinou seu primeiro longa Metragem Castelo Ratimbum. Trabalhou em produções de séries, cinema, musicais, teatros e óperas, como: Som e Fúria (Globo), Felizes Para Sempre (Globo), 3 Theresas (GNT), Irmandade (Netflix) e 1ª e 2ª temporadas Coisa Mais Linda (Netflix), Bingo O Rei das Manhãs, Pedro Malasartes e o Duelo com a Morte, Xingu, Somos tão Jovens,Vips, Lazarus, Tragédia Latino Americana, AV. Dropsie, Alma Boa de Setsuan, Fim, Rigolleto, Pescador de Pérolas, Violanta e Tragedia Florentina.
Marcelo Siqueira é diretor em efeitos visuais. Começou sua carreira na área audiovisual aos 15 anos, se destacando com editor de imagens. Desde 1994, fazia parte do Grupo Casablanca, em 1998 foi convidado a desenvolver a TeleImage, núcleo de entretenimento do grupo. Em 2011 deixa a direção do grupo Casablanca para montar sua própria companhia, a MISTIKA, uma casa pós produtora e com foco em Efeitos Visuais exclusivamente para projetos audiovisuais de entretenimento. Sica atua em projetos como produtor de efeitos visuais sendo seu último projeto a macrosérie Jezabel para TV record. Em 2010 foi o vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, pelos efeitos visuais do longametragem Besouro, de João Daniel Tikhomiroff. Em 2016 foi o vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro com o fime Pequeno Segredo, de David Schurmann, e em 2018 com o filme O Grande Circo Mistico de Carlos Digues.
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