Sobre
A atriz e diretora Georgette Fadel propõe um mergulho no tarô para estudar o teatro épico.
somos uma espécie
cujo filhote
é chamado criança,
substantivo do criar.
criar: nossa origem e destino inegociáveis.
É como uma célula viva do teatro vivo que me dirijo a vocês. Como atriz em missão dramatúrgica/filosófico/pedagógica, acompanhada de uma equipe portadora da mesma chama.
Proponho um caminho feito de caminhos.
O Tarô.
Os arcanos maiores do tarô são mesmo isso. Um caminho. Por ser caminho evolutivo pouco dogmático e de extrema plasticidade interpretativa fornece a uma investigação dionisíaca um leito racional e livre. Tradições místicas e teatro épico? Nenhuma novidade nesse flerte. Na verdade, na busca pelo “transe da consciência expandida”, giram lado a lado dervixes e artistas. Então o Tarô . Um leito pra correr . Mas com direção e sentido.
Do Mago ao Mundo (ambos visitados e avizinhados pelo Louco) o tal Eu toma posse de seus poderes e fragilidades. Mas o estudo do Tarô não nos fornece apenas infinito conteúdo narrativo em cada carta e na sequência delas. Nos fornece isso de uma certa forma que interessa demais. Os Arcanos. Figuras (humanas, animais, híbridas) e paisagens. Cores, posições, disposições, objetos, instrumentos. Gestus, de uma certa maneira, sob uma certa perspectiva. E é essa síntese formal, complexa mas extremamente concreta, que aproxima a noção de Arcano à noção de Gestus . E que também de maneira parcial mas essencial conecta a essas duas palavras – Gestus e Arcano – uma terceira palavra, a um só tempo ferramenta e fim do teatro: Máscara. E por fim, como norte para o trabalho como um todo, estudaremos os centros que compõe o ser humano (motor, emocional e mental) como G.I.Gurdjieff expôs e suas relações com aprender e criar . O trabalho se divide em três e se inspira nos Arcanos 1, 12 e 22 do Tarô. O Mago, O Enforcado e O Mundo.
CRONOGRAMA:
Primeiro dia:
Conversas e jogos de composição sobre os 22 arcanos maiores do tarô, teatro épico e os centros componentes da entidade humana segundo G.I. Gurdjieff
Segundo dia:
Investigações teóricas e cênicas sobre o arcano 1, o Mago;
Terceiro dia:
Investigações teóricas e cênicas sobre o arcano 12, o Enforcado;
Quarto dia:
Investigações teóricas e cênicas sobre o arcano 22, o Mundo.
Informações
Público Alvo: Atrizes, atores, diretoras, diretores e interessades
em atuação.
Carga horária: 16h - 4 encontros de 4h
Endereço: Rua Pombal, 305 - Sumaré
Investimento
2x R$250 ou R$450 à vista
- à vista via PIX com 10% de desconto
- em 4x sem juros ou em até 12x com as taxas do cartão
Atriz formada pela Escola de Arte Dramática da USP e diretora formada pelo Departamento de Artes Cênicas da ECA, USP. Professora de interpretação na Escola Livre de Teatro de Santo André e no Estúdio Nova Dança, São Paulo. Prêmio Shell 2007 de Melhor Atriz por Gota d’água, um breviário.
Com a Cia. S. Jorge de Variedades dirigiu Pedro o cru, de Antonio Patricio, Um credor da fazenda nacional, de Qorpo-Santo, Biedermann e os incendiários, de Max Frisch e Quem não sabe mais quem é, o que é e onde está, precisa se mexer, vencedora do Prêmio Shell 2009 na Categoria Especial. Dirigiu ainda Primeiro amor, de Samuel Beckett, com Marat Descartes (vencedor do Prêmio Shell 2007 como Melhor Ator), Love n blembers, dramaturgia de Georgette Fadel e elenco, Santa Luzia passou por aqui com seu cavalinho comendo capim, no Sesi SP e Bartolomeu, o que será que nele deu ?, com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, entre outras.
Como atriz, atuou em Rainha[(s)] – duas atrizes em busca de um coração, adaptação de Mary Stuart de Schiller e direção de Cibele Forjaz, Anjo negro – lembrança de uma revolução: a Missão, adaptação de Nelson Rodrigues e Heiner Müller e direção de Frank Castorf, As Bastianas, direção de Luis Mármora, Esperando Godot, direção de Cristiane Paoli-Quito, Marat-Sade, de Peter Weiss e direção de Francisco Medeiros, entre outras. Com a Cia. do Latão atuou em Ensaio para Danton, Santa Joana dos Matadouros e O nome do sujeito.
Atualmente está em cartaz com a peça Ana Lívia no SESC Consolação
OUTROS CURSOS
Contato | Cursos
contato@inboxcultural.com
(11) 91316.2606
Realização:
iNBOx Cultural | Mercearia Produções