CURSO ONLINE

CINEMA AFETIVO: O OLHAR DA DIREÇÃO DA INSPIRAÇÃO À FINALIZAÇÃO

com

André Ristum

De 09 a 12 de agosto

De Segunda a Quinta
Das 19h30 às 22h

Sobre

Sob um ponto de vista humano, através de um olhar afetivo, o curso irá abordar o processo de criação dos personagens e de um filme, a partir da primeira inspiração, desenvolvimento e escritura, passando pela fase de materialização das personagens até a realização e finalização da obra. As aulas irão apresentar as várias etapas do processo criativo, aprofundando sobre os pontos chave da realização.


CRONOGRAMA


Encontro 1)

Observação e inspiração: o que mexe com você?

Análise detalhada do processo criativo, que antecede a fase da escritura, de filmes como “Meu País”, “A voz do silêncio” e da série inédita “Colônia”, aprofundando sobre o processo de observação e inspiração.

Construção da personagem: dando vida à inspiração.

Como a observação e inspiração se transformam em personagens que podem dar vida a alguma história. Encontrar afinidades e relações entre as inspirações e ideias apontadas.


Encontro 2)

Escrevendo a história: a costura narrativa.

A partir das ideias analisadas na primeira aula, realizamos uma viagem pelos meandros da construção narrativa, entendendo como são construídos as relações e os arcos das personagens.

A busca da personagem: encontrando o elenco a 4 mãos.

A partir do roteiro desenvolvido analisamos o processo de descoberta das características dos personagens e suas funções dramáticas na história, e consequente fase de identificação e seleção de atores mais adequados para os papéis, num trabalho íntimo de colaboração com a produção de elenco.


Encontro 3)

Preparação: construindo as personagens num processo de parceria.

Leituras, buscas de referências, processo de preparação, contribuições vindas dos atores, num processo de mão dupla constante.

Reescrevendo na filmagem: esculpindo as nuances.

Analisamos a fase de filmagem, através da participação de vários parceiros no set, como Diretor de Fotografia, Assistente de Direção, Diretor de Arte, Continuísta e tantos outros, além da preciosa parceria entre Diretor e atores.


Encontro 4)

Montando e reescrevendo de novo: polindo as personagens.

A partir do material filmado, analisamos as várias possibilidades de construção das personagens, através da utilização dos momentos mais preciosos registrados e da escolha de edição, inclusive aprofundando no critério menos é mais.

Pós-produção: som e trilha, dando o brilho final.

Como trilha e som podem trazer novas camadas à interpretação e ressaltar nuances que poderiam passar desapercebidas sem um trabalho cuidadoso de suporte.


Informações

Para o bom aproveitamento sugerimos assistir antes do curso os filmes “MEU PAÍS” e “A VOZ DO SILÊNCIO”.


PÚBLICO-ALVO: Aberto a todos os interessados


CARGA HORÁRIA: 10 horas - 4 encontros de 2h30m cada (+30 min pra perguntas)


  • Todas as aulas acontecerão ao vivo pela plataforma Zoom (baixe em zoom.us)

  • É preciso que os alunos tenham acesso a internet através de computador ou celular.

INVESTIMENTO

2x

R$130

Valor com desconto antecipado até 30/07 com o cupom OLHAR40

A partir de 31/07: 2x R$150


* à vista via PIX com 7% de desconto ou no boleto com 4,57%

* em 4 x sem juros ou até 12x com juros do cartão

André Ristum

Começou a trabalhar com Cinema em 1991 e em 1995 foi assistente de Direção de Bernardo Bertolucci em “Beleza Roubada”


Estudou cinema na NYU-SCE em 1997. Desde 1998 dirigiu vários curtas e documentários premiados, entre os quais o curta “De Glauber para Jirges”, selecionado para o Festival de Veneza de 2005. Em 2011 lançou “Meu País”, seu primeiro longa de ficção, que recebeu 6 prêmios no Festival de Brasília. 


Em 2015 lançou seu segundo longa metragem de ficção, “O outro lado do paraíso”, Melhor Filme no Festival Latino de Trieste e Melhor filme pelo Júri Popular em Gramado. Em 2018 lançou seu terceiro longa, “A voz do silêncio”, que recebeu os prêmios de Melhor Direção e Melhor Montagem no Festival de Gramado 2018. 


Em 2019 foi produtor delegado do filme dirigido por Marco Bellocchio, “O Traidor”, que competiu no Festival de Cannes e foi o indicado italiano ao Oscar, e em Junho de 2021 lança no Canal Brasil e Globoplay sua primeira série ficcional, “Colônia”, escrita com Marco Dutra e Rita Gloria Curvo.

WhatsApp-Image-2020-01-09-at-13.32.03.jp

OUTROS CURSOS

OFICINA ONLINE

iNBOx TEEN: MENINAS EM AÇÃO

Fernanda Rocha

26/07 - 31/07

OFICINA ONLINE

SÉRIES DE TV: DA IDEIA AO PITCHING

Camila Raffanti

02/08 - 05/08

CURSO ONLINE

DIREÇÃO DE
ARTE EM CENA

Vera Hamburger e Convidados

10/08 - 14/12

 

 

Contato | Cursos 

contato@inboxcultural.com
(11) 91316.2606

Realização:

  iNBOx Cultural | Mercearia Produções