LABORATÓRIO DE MONTAGEM

CEMITÉRIO VERTICAL -
POÉTICAS DE RESISTÊNCIA
À NECROPOLÍTICA

com

Eric Lenate

De 04 de maio a 27 de julho
Terças, Quartas das 19h às 22h
Encontros individuais às Sextas, das 19h às 22h

ENCERRADO

Sobre

Cemitério Vertical - poéticas de resistência à necropolítica é um laboratório de criação ceno-expressiva voltado especificamente para o formato de interação remota e virtual entre artistas e público. 


Durante 03 meses, um grupo de atrizes e atores que escrevem – ou que tenham interesse em se desenvolver na área de dramaturgia – trabalharão sob a orientação e provocação do ator, diretor e dramaturgo Eric Lenate. O objeto da pesquisa será o estudo e análise da obra “Necropolítica”, do filósofo, teórico político, historiador e intelectual camaronês Achille Mbembe, e o consequente estabelecimento de correlações com o Brasil atual. 


O objetivo dessa pesquisa é criar um campo de experimentações em que esse grupo de atores e atrizes possam trabalhar seu desenvolvimento pessoal enquanto criadores e criadoras, tanto no campo da atuação, quanto no campo da dramaturgia. Ao final do processo, um experimento ceno-expressivo virtual será apresentado em temporada via streaming, com dramaturgia assinada pelo grupo e orientação – assinada por Eric Lenate.

Informações

SELEÇÃO: Após a inscrição, enive para comunicacaoinboxcultural@gmail.com um vídeo de apresentação de até 05 minutos de duração, explicando porque gostaria de realizar o laboratório. Se possível, apresente também uma leitura de algum material dramatúrgico de autoria própria ou de um parágrafo de autoria própria com o tema “necropolítica” (a leitura não é obrigatória).


Laboratório: Os encontros acontecerão de 04 de maio a 23 de julho, às terças e quartas acontecerão encontros coletivos e às sextas acontecerão encontros individuais, sempre das 19h às 22h. A distribuição dos horários dos encontros individuais será definida a cada semana de acordo com o andamento do laboratório.


Temporada: 24, 25, 26 e 27 de julho

* Cada participante terá direito a 5 convites gratuitos por dia de espetáculo.

* A bilheteria para o público acontecerá da forma “pague o quanto puder”: Ingressos de 10 a 50 reais

* O valor arrecadado na bilheteria será dividido da seguinte forma: 50% elenco / 25% direção / 25% investimento em técnica e assessoria de imprensa.


Carga horária e formato: Total de 120h distribuídas em 40 encontros

72h coletivas – 24 encontros coletivos de 03h

36h individuais – 12 encontros individuais de 03h

12h apresentação – 4 apresentações de 03h


Público-alvo: Atrizes e atores que escrevem ou que tenham interesse em se desenvolver na área de dramaturgia.


Política de bolsas: O curso disponibilizará duas bolsas: 01 direcionada para atores/atrizes trans e 01 para atores/atrizes negros/negras.

INVESTIMENTO

Inscreva-se

Eric Lenate

Ator, diretor e cenógrafo. Foi formador convidado no curso de Direção e artista-orientador de Experimentos da SP Escola de Teatro entre os anos de 2013 e 2014. 


Iniciou suas atividades artísticas na dança aos 6 anos, optando pela formação clássica na adolescência. Já no teatro profissional em 2005, ingressou no CPT - Centro de Pesquisa Teatral do SESC, sob a direção de Antunes Filho. Foram quatro anos em contato estreito com suas práticas, em que Lenate desempenhou diversas funções: participou do Núcleo de Cenografia e atuou nas seguintes montagens do Grupo Macunaíma: “O Canto de Gregório”, de Paulo Santoro; “A Pedra do Reino”, de Ariano Suassuna e “Senhora dos Afogados”, de Nelson Rodrigues. 


Em 2006, com a criação de um programa novo de estudos implementado por Antunes, passou a desenvolver seu trabalho como diretor. Sua estreia profissional se deu com “O céu 5 minutos antes da tempestade”, da então também estreante, Silvia Gomez, na época integrante do Círculo de Dramaturgia do CPT. O espetáculo esteve em cartaz durante todo o ano de 2008 e foi nomeado para diversos prêmios como o Qualidade Brasil de melhor espetáculo na categoria drama. 


Foi diretor e cenógrafo da peça “Rabbit”, de Nina Raine, projeto da Companhia Delas de Teatro que estreou também em agosto de 2012, em São Paulo, no teatro Eva Herz. Este trabalho recebeu duas indicações ao extinto prêmio CPT 2012 (melhor trabalho apresentado em sala convencional e melhor direção). Ainda em 2012, Lenate foi indicado ao prêmio Shell na antiga categoria especial “pela força performativa de seus experimentos”. “Vestido de Noiva”, trabalho que dirigiu em 2013, esteve em cartaz em São Paulo. Este espetáculo rendeu a Lenate o prêmio Aplauso Brasil 2013 de melhor arquitetura cênica. “Sit Down Drama”, espetáculo que dirigiu em 2014, estreou no Teatro SESC Anchieta em São Paulo. Por este trabalho, Lenate foi indicado ao prêmio Shell de melhor direção


Em 2015 funda a Sociedade Líquida, projeto-provocação responsável pelos trabalhos: “Ludwig e suas irmãs”, de Thomas Bernhard; “Mantenha fora do alcance do bebê”, de Silvia Gomez; “Fim de Partida”, de Samuel Beckett, pelo qual foi indicado ao prêmio APCA de melhor ator em 2016; “O teste de Turing”, de Paulo Santoro, e “Refluxo”, de Angela Ribeiro, que esteve em cartaz em 2017 no Mezanino do Centro Cultural FIESP, pelo qual Lenate recebeu o prêmio Shell de melhor cenário e foi indicado ao mesmo prêmio na categoria melhor direção, em São Paulo. 


Em janeiro de 2017, no Rio de Janeiro, e em março de 2018, em São Paulo, estreou “Love, Love, Love”, de Mike Bartlett, em parceria com o Grupo 3 de Teatro. Por este trabalho, Lenate foi indicado aos prêmios APTR 2017 e Shell 2017 de melhor direção, ambos no Rio de Janeiro. Este trabalho ainda foi indicado em 2018 ao prêmio APCA de melhor espetáculo e ao prêmio Aplauso Brasil na categorias: direção e espetáculo, ambos em São Paulo. Em 2019, em parceria com Erica Montanheiro, estreou o projeto “Balada dos Enclausurados”, composto pelos solos “Inventário” – escrito e atuado por Erica, com direção de Lenate – e “Testemunho Líquido” – escrito e atuado por Lenate e dirigido por Erica. Balada dos Enclausurados foi eleito pela revista Veja como o “espetáculo do ano” e Lenate foi indicado ao prêmio APCA 2019 de melhor ator por sua atuação em “Testemunho Líquido”.

WhatsApp-Image-2020-01-09-at-13.32.03.jp
Inscreva-se

OUTROS CURSOS

OFICINA ONLINE

LABORATÓRIO DE PROJETOS: PROAC 2021

Ana Paula do Val e Zé Renato

21/06 - 02/07

OFICINA ONLINE

LAB DE CRIAÇÃO:
I'M ALIVE

Georgette Fadel

03/07 - 04/07

 

 

Contato | Cursos 

contato@inboxcultural.com
(11) 94982-0518

Realização  iNBOx Cultural | Mirante Produções