Sobre
“Se algo não está dentro de você, então não reverbera – mesmo que você
tenha técnica, mesmo que seja grande seu esforço. Não há dúvida. O que
existe de verdade dentro do coração é o que atinge quem o assiste.
Mesmo que o escondam, quem assiste vai entender. O que é a alma? E o
desejo da alma? O que o espírito quer transmitir? É um problema
candente. Na vida cotidiana, na dança, o que queremos transmitir
amadurece aos poucos. Quando quisermos transmitir algo, só
conseguiremos se o extrairmos, assim, de nossas raízes, e o mostrarmos
dilacerado”. (KAZUO OHNO)
No mundo caótico em que vivemos somos diariamente engolidos por imagens e informações que nem sempre são condizentes com aquilo que precisamos. Uma quantidade desmedida que ao final do dia resume-se em quase nada. Muita informação, pouco conhecimento. O artista é um ser poroso, sensível e suscetível a absorções boas e ruins.
Como então utilizar tudo isso a nosso favor na hora de atuar? Simples. Um intenso filtro que valorize as coisas individuais e encontros potentes dando significado e significância ao aprendizado adquirido por anos e as relações de existência em nós. Pinça-los um a um, desse amontoado. E manda-los ou ao lixo da memória (esquecimento) ou ao afago as profundezas da alma (nossa maior riqueza).
Objetivo
Pela primeira vez convidamos vocês a uma jornada presencial e online de uma semana inteira onde serão oferecidos a atores e atrizes um ‘compêndio’ prático, teórico e reflexivo sobre a Arquitetura Atuação Contemporânea 2 da necessidade de buscarmos o estado de elevação artística – A PARTÍCULA DO SER – que compreende o princípio de seu eu artístico, sua base fundamental para uma execução singular diante das câmeras. Para que as possíveis percepções individuais possam elaborar e arquitetar seus processos singulares, inatingíveis até então (mesmo através de métodos vigentes já utilizados por vocês). Um outro olhar, um ‘des-ver’ sobre si, sobre o mundo e o que impregna inconscientemente em nós. Vivemos, apesar das quantidades, alienados, perdidos em informações e acúmulos desnecessários. Mas durante o workshop esses propósitos pretendem dar sustentação e ampliação aos seus saberes. O corpo, a mente e o ar da vida em completa reativação.
ATUAR NÃO É UM ATO ARTISTICO. ATUAR É, UM ATO DA VIDA.
Nos mais de 60 projetos audiovisuais realizados como preparador de atores e atrizes em 38 anos de carreira artística o ator e diretor Luiz Mario Vicente, in loco, na prática do dia-dia fez observações e anotações que compõem esse workshop.
A atividades se baseiam em:
Exercícios práticos e teóricos que antecedem o início das aulas para um abastecimento intelectual.
Leituras dirigidas, a palavra como fonte da imagem e dos silêncios.
Reflexões livres, diálogos, cenas, improvisações da vida.
Atividades a serem desenvolvidas fora do horário de aula.
Exercícios físicos, mentais e emocionais criteriosamente elaborados para esse encontro, ativando a poética de cada um, para que a arte deva transitar, sem ego, sem fantasias, sem cobrança, sem medo. Liberta assim, o inconsciente e refina o consciente.
Como você estuda “VOCÊ”? E seu outro eu, o personagem?
Venha praticar o avesso de si em cena e descobrir isso.
Informações
Cronograma
22 a 24/5 - Segunda a Quarta – Aulas online das 19h às 23h
25/05 - Quinta – Aula presencial das 19h às 23h
26/05 - Sexta - Aula online das 19h às 23h
27 e 28/05 - Sábado e Domingo - Aula presencial das 10h às 21h (com pausa de 1h para almoço)
Obs. 1 – Antes do início do workshop serão indicados materiais de estudo que precisam
irremediavelmente serem estudados para a primeira aula.
Obs. 2 – Durante a semana teremos atividades para serem desenvolvidas em horários
que não os das aulas.
Obs. 3 – Após essa semana cada aluno poderá, se quiser, ter um encontro individual,
online, com o professor. Marcar com antecedência. Duração de uma hora. (Após somente as duas semanas seguintes)
Público
Atores e atrizes a partir de 17 anos com experiência em teatro ou audiovisual.
Carga horária
41h, entre presencial e online
Endereço
Rua Dona Germaine Buchard, 197 - Barra Funda - São Paulo
(próximo ao metrô Barra Funda, ao lado do Parque da Água Branca)
Investimento
4x R$ 325 ou à vista R$ 1235
- em até 4x sem juros ou em até 12x com as taxas do cartão
LUIZ MARIO VICENTE
Durante quase quarenta anos Luiz Mario Vicente dedicou-se a vida artística: teatro, professor de atuação, marionetista, arte-educação, radialista, carnaval, bailarino.... Mas foi como ator (no CPT de Antunes Filho), diretor e preparador de elencos no audiovisual onde trilhou caminhos mais profícuos. São mais de 60 projetos em cinema, TV e série desde 2000. Ministrou aulas em importantes escolas de atuação e hoje propõe workshops por todo o Brasil.
A diversidade de atuação e a observação das múltiplas relações o encaminhou para um processo laboratorial com atores. O curso natural das excelências adquiridas originou um olhar sensível pela verticalização da atuação, desenvolvendo processos únicos nas preparações estabelecendo diálogos próprios e diferenciados para cada projeto É hoje um dos preparadores de atores do Brasil mais requisitados.
Seu primeiro trabalho no cinema como preparador foi no filme “Querô” de Carlos Cortez. Nele Luiz preparou atores profissionais e vários jovens tendo o protagonista, aos 16 anos, arrebatando, na sua primeira experiência, diversos prêmios como melhor ator pelo Brasil.
Alguns destes trabalhos:
“Jepotá” de Augusto Caniatti; “Nas Ondas da Fé” de Felipe Jofly; “Marcelo, Marmelo, Martelo” de Duda Maisnan; “Biônicos” de Afons Poyart; “Um ano inesquecível” de Carol Fioratti; “Laços, A Turma da Mônica – Lições” de Daniel Rezende, “Coisa Mais Linda” de Caito Ortiz, “Turma da Mônica – Laços” de Daniel Rezende; “O Doutrinador” de Gustavo Bonafé, “Bingo - O Rei das Manhãs” de Daniel Rezende, “Que horas ela volta? ” de Ana Muylaert, “O Roubo da Taça” de Caito Ortiz, “Legalize Já” de Johnny Araújo, “Trinta” de Paulo Machline, “Terra Vermelha” de Marco Bechis, “O Trampolim do Forte” de João Rodrigo Mattos, “Entre Vales” de Phillipe Barcinski, “O Magnata” de Johnny Araújo,, “Depois de Tudo” de Johnny Araújo, “A Voz do Silêncio” de André Ristum, “Califórnia” de Marina Person, “O Outro Lado do Paraíso” de André Ristum, “O Magnata” de Johnny Araújo, “A Comédia Divina” de Toni Venturi, “Unidade Básica” de Carlos Cortez; “Cidade dos Homens” de Regina Casé; e também “Que Talento”, “Fora de Controle”; “Meus dias de Rock”, “O Buscador”; entre muitos outros.
OUTROS CURSOS
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