LABORATÓRIO ONLINE
FRONTEIRAS PERMEÁVEIS: A IMAGEM DA CASA
com
Vera Hamburger e Convidados
01 de outubro a 17 de dezembro
Quintas-feiras, das 19h às 22h
4x R$330,00
Desconto Live até 24/9: 4x R$297,00
* à vista no boleto com 7% de desconto
* em até 12x com juros do cartão
INVESTIMENTO
Sobre
O objetivo deste curso é discutir o desenho do espaço como linguagem a partir da experiência de cada participante junto a seu próprio habitat. Corpo-casa-cidade-lugar é o tema de reflexão. A imagem da casa retoma princípios do Laboratório Fronteiras Permeáveis em meio à situação de isolamento físico em que nos encontramos, procurando novos caminhos para a investigação artística, seja ela performática, visual ou audiovisual.
Os elementos primordiais da conformação do espaço e da cena serão o mote para a criação. Os encontros serão iniciados por exercícios de ativação e sensibilização corporal. O trabalho será desenvolvido individualmente e em pequenos grupos, através de ferramentas digitais como zoom, zap e google drive.
O corpo de professores é composto pela diretora de arte Vera Hamburger e os convidados: o editor e videomaker Raimo Benedetti, o fotógrafo Jacob Solitrenick e a programadora visual Izabel Rainer.
Devido à natureza do curso, os participantes devem ter alguma disponibilidade para se reunir em horários alternativos para realização de projetos e atividades pedagógicas.
CRONOGRAMA
01/10 - Apresentação
Do espaço que somos com Vera Hamburger
08/10 - Jogo 1
Da linha em ponto com Vera Hamburger
15/10 - Jogo 2
Em suspensão de trama e luz com Jacob Solitrenick
22/10 - Jogo 3
Trajeto de memória com Raimo Benedetti
29/10 - Jogo 4
Sobre objeto e geometria com Vera Hamburger
05/11 - Jogo 5
Espelhos e telas – edição com Raimo Benedetti
12/11 - Jogo 6
Espelhos e telas – ampliando espectros com Izabel Rainer
19/11 - Jogo 7
Espelhos e telas – em sonoro com Raimo Benedetti
26/11 - Jogo 8
Espelhos e telas – finalização com Vera Hamburger e Raimo Benedetti
03/12 - Jogo 9
Apresentação de trabalho
10/12 - Jogo 10
Apresentação de trabalho
17/12 - Jogo 11
Apresentação de trabalho e encerramento
Informações
CERTIFICADO entregue ao final do curso (mínimo de 75% de frequência)
Carga horária: 36h, em 12 encontros de 3h
Dirigido a profissionais, estudantes, pesquisadores e atuantes das artes cênicas, plásticas, gráficas, audiovisuais, visuais e Arquitetura.
* Todas as aulas acontecerão ao vivo pela plataforma Zoom;
* É preciso que os alunos tenham acesso a internet através de computador ou celular.
Concepção e coordenação
Vera Hamburger
Vera Hamburger, arquiteta formada pela FAU USP, atua como diretora de arte e cenógrafa desde 1985 em teatro, exposições e principalmente no cinema. Colaborou em filmes como Carandirú; Castelo Ra tim bum, o filme; Sequestro Relâmpago e séries como Filhos do Carnaval (HBO); Destino Salvador (HBO) e Black Mirror – Striking Vipers (Netflix), entre outros, tendo sido repetidamente premiada.
Paralelamente dedica-se à pesquisa e ensino sobre a matéria, tendo feito o Mestrado em Artes Cênicas na ECA USP, e, atualmente cursando o doutorado na FAU USP. É autora do livro “Arte em Cena, a Direção de Arte no Cinema Brasileiro”, Editora Senac e SESC, 2014, pelo qual ganhou o Prêmio Jabuti 2015. É, também, curadora do website Flávio Império.
Raimo Benedetti é videoartista, montador de filmes cinematográficos e pesquisador. Dedica-se ao estudo da arqueologia das mídias desde 2010. É professor do curso Pré-cinema que ministrou em diversas instituições artísticas e acadêmicas como a USP, Arteleku (Espanha), SESC e Instituto Tomie Ohtake. Criou do espetáculo de live cinema Cinema das Atrações que estreou no Festival Live Cinema em 2013. É autos do livro “Entre Pássaros e Cavalos: Muybridge, Marey e o Pré-cinema” lançado em 2018 pela Editora do SESI São Paulo.
Jacob Solitrenick, premiado diretor de fotografia de ficção, documentário e publicidade, fotografou mais de 30 longas, 10 séries e 10 documentários, sem contar os filmes publicitários. Fez ainda na faculdade seu primeiro estágio em cinema, sua grande paixão. Começou como produtor de set e de arte, assistente de câmera e estreou como diretor de fotografia no longa-metragem Latitude Zero. Trabalhou com diretores como Tata Amaral, Daniel Augusto, Ana Luiza Azevedo, Lina Chamie, Jorge Furtado, Marcos Jorge, Lúcia Murat, Anna Muylaert, Caru Alves de Souza e Carlos Reichenbach. A série Cantoras do Brasil teve Jey como diretor. Ampliando suas competências, dirigiu e fotografou as temporadas 3, 4, 5 e 6 da série para o Canal Brasil. Cantoras do Brasil venceu o 5º Fymti Festival y Mercado de Televisión Internacional de Buenos Aires como Melhor Programa de Entretenimento, ganhou Melhor Som e foi finalista duas vezes de Melhor Fotografia do Prêmio ABC para Séries de TV.
Izabel Rainer é designer gráfico com foco no audiovisual. Atualmente realiza trabalhos para filmes e séries, como membro da equipe de arte, na fase de produção e filmagem - Filmes: Sequestro Relâmpago (2018), O Amor dá Trabalho (2019) / Séries: Black Mirror (2019), Coisa Mais Linda (2019), Irmandade (2019), entre outros.
OUTROS CURSOS
Contato | Cursos
comunicacaoinboxcultural@gmail.com
(11) 94982-0518
Realização iNBOx Cultural | Mirante Produções