top of page
WORKSHOP PRESENCIAL - SÃO PAULO

DIREÇÃO DE ARTE EM CENA

com

Vera Hamburger e professores convidados

De 20 de março a 10 de julho
Quartas das 19h às 22h

Sobre

Vera Hamburger, diretora de arte e cenógrafa de algumas das mais emblemáticas obras da produção audiovisual brasileira - como Carandiru, Ó paí ó, Hoje, Deus é brasileiro, Castelo Ra-tim-bum - o filme - coordena e ministra este curso online e ao vivo, para quem tem interesse em trabalhar com Direção de Arte e Cenografia e em se aprofundar no universo cinematográfico.


O curso tem como objetivo oferecer uma visão completa sobre o universo da direção de arte cinematográfica, aprofundando aspectos essenciais para a compreensão desta função, sua abrangência na concepção de um filme, e o desenvolvimento de projetos em cada uma das áreas envolvidas em sua realização.


O programa abordará o processo de trabalho nas diferentes áreas envolvidas na concepção e realização do universo visual dos filmes: direção, direção de arte, direção de fotografia, cenografia, figurino, maquiagem e efeitos especiais. Para isso Vera Hamburger convida  renomados profissionais da produção cinematográfica contemporânea brasileira.


A partir da prática com o cinema, os artistas e professores convidados irão discutir conceitos e métodos de trabalho, desde a análise do roteiro ao produto final, assim como as matérias e ferramentas disponíveis à sua construção e as relações que se estabelecem entre os departamentos para a elaboração do universo visual da obra.


Professores:

  • Vera Hamburger

  • Eliane Caffé

  • Anna Van Steen

  • Jacob Solitrenick

  • Verônica Julian

  • William Valduga

  • Henrique Morais

  • Marcelo Siqueira

  • Juliana Di Grazia

  • Izabel Rainer

  • Waltinho Magalhães


Cronograma:


20/03 - Aula 1 - Direção de Arte, uma linguagem com Vera Hamburger


27/03 - Aula 2 - Direção de Arte e Cenografia com Vera Hamburger


03/04 - Aula 3 -  Direção de Arte e Desenho da figura com Vera Hamburger


10/04 - Aula 4 - Direção de Arte e Direção com Eliane Caffé 


17/04- Aula 5 - Assistência de D.A. - Da concepção à coordenação de projeto com William Valduga


24/04 - Aula 6  -  Direção de Fotografia com Jacob Solitrenick


08/05 - Aula 7 - Locação com Waltinho Magalhães

 

15/05- Aula 8 - Coordenação de Arte com Henrique Morais


22/05 - Aula 9 - O objeto em cena com Juliana Di Grazia


29/05 - Aula 10 - Desenho da Figura, o Figurino com Verônica Julian


05/06 - Aula 11 - Desenho da Figura, a Maquiagem com Anna Van Steen


12/06 - Aula 12 - Apresentação de projeto e projeto gráfico com Izabel Rainer


19/06 - Aula 13 – Estudo de caso 1 com Vera Hamburger


26/06- Aula 14 - Efeitos Visuais com Marcelo Siqueira


03/07  - Aula 15 - Estudo de caso 2 com Vera Hamburger


10/07 - Aula 16 - Estudo de caso 3 com Vera Hamburger  e finalização do curso

Informações

Carga horária: 48h, em 16 encontros de 3h


Público Alvo: Dirigido a profissionais, estudantes, pesquisadores e atuantes das artes cênicas, plásticas, gráficas, audiovisuais, visuais e Arquitetura. 


Endereço: Rua Pombal, 305 - Sumaré


Investimento

4x R$550 ou à vista R$2.090 


- à vista via PIX com 5% de desconto

- em 4x sem juros ou em até 12x com as taxas do cartão


Vera Hamburger e professores convidados

Vera Hamburger, arquiteta formada pela FAU USP, atua como diretora de arte e cenógrafa desde 1985 em teatro, exposições e principalmente no cinema. Colaborou em filmes como Carandirú; Castelo Ra tim bum, o filme; Sequestro Relâmpago e séries como Filhos do Carnaval (HBO); Destino Salvador (HBO) e Black Mirror – Striking Vipers (Netflix), entre outros, tendo sido repetidamente premiada. Paralelamente dedica-se à pesquisa e ensino sobre a matéria, tendo feito o Mestrado em Artes Cênicas na ECA USP, e, atualmente cursando o doutorado na FAU USP. É autora do livro “Arte em Cena, a Direção de Arte no Cinema Brasileiro”, Editora Senac e SESC, 2014, pelo qual ganhou o Prêmio Jabuti 2015. É, também, curadora do website Flávio Império.


Jacob Solitrenick, premiado diretor de fotografia de ficção, documentário e publicidade, fotografou mais de 30 longas, 10 séries e 10 documentários, sem contar os filmes publicitários. Fez ainda na faculdade seu primeiro estágio em cinema, sua grande paixão. Começou como produtor de set e de arte, assistente de câmera e estreou como diretor de fotografia no longa-metragem Latitude Zero. Trabalhou com diretores como Tata Amaral, Daniel Augusto, Ana Luiza Azevedo, Lina Chamie, Jorge Furtado, Marcos Jorge, Lúcia Murat, Anna Muylaert, Caru Alves de Souza e Carlos Reichenbach. A série Cantoras do Brasil teve Jey como diretor. Ampliando suas competências, dirigiu e fotografou as temporadas 3, 4, 5 e 6 da série para o Canal Brasil. Cantoras do Brasil venceu o 5º Fymti Festival y Mercado de Televisión Internacional de Buenos Aires como Melhor Programa de Entretenimento, ganhou Melhor Som e foi finalista duas vezes de Melhor Fotografia do Prêmio ABC para Séries de TV.


Izabel Rainer é designer gráfica com foco no audiovisual. Atualmente realiza trabalhos para filmes e séries, como membro da equipe de arte, na fase de produção e filmagem - Filmes: Sequestro Relâmpago (2018), O Amor dá Trabalho (2019) / Séries: Black Mirror (2019), Coisa Mais Linda (2019), Irmandade (2019), entre outros.


William Valduga atua há mais de dez anos no mercado de cinema, televisão e publicidade. Graduado em Audiovisual pela UNISINOS- RS e discidente em Arquitetura e Urbanismo na Uniritter -RS. Como cenógrafo e assistente de arte, participou de diversos longas, entre eles: Os Homens são de Marte… E é pra lá que eu vou (direção de Marcos Baldini); Cabeça a Prêmio (direção de Marco Ricca), Como Nossos Pais (direção de Laís Bodanzky) e Sequestro Relâmpago (direção de Tata Amaral). Em séries de TV, integrou a equipe de Arte das quatro temporadas de Psi (HBO); Doce de Mãe ( TV Globo); Coisa Mais Linda (Netflix – segunda temporada); e A História do Amor (TV Globo). Como diretor de arte assinou os longas Rasga Coração (direção de Jorge Furtado), Aos Olhos de Ernesto ( direção de Ana Luiza Azevedo).


Juliana Di Grazia é Graduada em História (PUC) e Pós-Graduada em Cinema Documentário (FGV).  Atualmente mestranda do programa transdisciplinar de Estética e Historia da Arte na USP, desenvolve aspectos de uma metodologia de pesquisa em arte a partir de analise fenomenológica da percepção dos objetos. Pesquisadora, conteudista, documentarista e principalmente Produtora de Objetos e Decoradora de Cena (set decorator) para projetos de ficção em series como Cidade Invisível, Carcereiros, Unidade Básica de Saúde e Gigantes do Brasil. E em longas-metragens como Hebe – a estrela do Brasil; Albatroz; Califórnia; Carcereiros; Somos tão Jovens, Tudo o que aprendemos Juntos; Os Amigos; As Boas Maneiras; entre outros... É pesquisadora da relação entre objetos e memoria, seus dispositivos disparadores de percepção quando apresentados em correlação. Ministra a disciplina “Produção de Objetos e Decoração de Cena” como professora convidada na Pós Graduação de Direção de Arte do SENAC. É membro do conselho da APODEC – Associação dos Produtores de Objetos e Decoradores de Cena de São Paulo.


Henrique Morais, paulistano, apaixonado por boas histórias. Antes do cinema, trabalhou com marketing e com fotografia. Atua há mais de quinze anos como produtor e coordenador de arte. Passou pelas redações de revistas importantes como Casa Cláudia e Casa & Jardim. Atuou em filmes publicitários e peças de teatro. Há quase dez anos intensificou o trabalho com audiovisual. Trabalhou em produções como Turma da Mônica – Lições; Turma da Mônica – Laços; Black Mirror – Striking Vipers; De Onde Te Vejo; Joaquim; Que Horas Ela Volta; entre outros.


Verônica Julian é figurinista desde os anos 90. Iniciando no cinema independente e em várias campanhas publicitárias como C&A. Em 1999, assinou seu primeiro longa Metragem Castelo Ratimbum.  Trabalhou em produções de séries, cinema, musicais, teatros e óperas, como: Som e Fúria (Globo), Felizes Para Sempre (Globo), 3 Theresas (GNT), Irmandade (Netflix) e 1ª e 2ª temporadas Coisa Mais Linda (Netflix), Bingo O Rei das Manhãs, Pedro Malasartes e o Duelo com a Morte, Xingu, Somos tão Jovens,Vips, Lazarus, Tragédia Latino Americana, AV. Dropsie, Alma Boa de Setsuan, Fim, Rigolleto, Pescador de Pérolas, Violanta e Tragedia Florentina.


Marcelo Siqueira é diretor em efeitos visuais. Começou sua carreira na área audiovisual aos 15 anos, se destacando com editor de imagens. Desde 1994, fazia parte do Grupo Casablanca, em 1998  foi convidado a desenvolver a TeleImage, núcleo de entretenimento do grupo. Em 2011 deixa a direção do grupo Casablanca para montar sua própria companhia, a MISTIKA, uma casa pós produtora e com foco em Efeitos Visuais exclusivamente para projetos audiovisuais de entretenimento. Sica atua em projetos como produtor de efeitos visuais sendo seu último projeto a macrosérie Jezabel para TV record. Em 2010 foi o vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, pelos efeitos visuais do longa­metragem Besouro, de João Daniel Tikhomiroff. Em 2016 foi o vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro com o fime Pequeno Segredo, de David Schurmann, e em 2018 com o filme O Grande Circo Mistico de Carlos Digues.

WhatsApp-Image-2020-01-09-at-13.32.03.jp

OUTROS CURSOS

WORKSHOP PRESENCIAL - SÃO PAULO

THE LUCID BODY - PROGRAMA ESTENDIDO

THE LUCID BODY - PROGRAMA ESTENDIDO

Thiago Felix

01/03 - 05/05

WORKSHOP PRESENCIAL - RIO DE JANEIRO

CONCEITO DA MALA PEQUENA - A essência na atuação para audiovisual

CONCEITO DA MALA PEQUENA - A essência na atuação para audiovisual

José Eduardo Belmonte

19/04 - 21/04

WORKSHOP PRESENCIAL - SÃO PAULO

MINHA MESTRA, A MÁSCARA

MINHA MESTRA, A MÁSCARA

Georgette Fadel e Cris Rocha

22/04 - 26/04

 

 

Contato | Cursos 

contato@inboxcultural.com
(11) 91316.2606

Realização:

  iNBOx Cultural | Mercearia Produções 

bottom of page