CURSO ONLINE

DIREÇÃO DE
ARTE EM CENA

com

Vera Hamburger e Convidados

De 09 de março a 22 de junho
Terças-feiras, das 19h às 22h

Sobre

Diretora de arte de algumas das mais emblemáticas obras da produção audiovisual brasileira, Vera Hamburger oferece este curso para quem tem interesse e gostaria de se aprofundar no universo cinematográfico, e mais especificamente da D.A.


A Direção de Arte cinematográfica é uma atividade que lida com diversas áreas do conhecimento em sua prática, tanto na orientação e coordenação da própria equipe, quanto na troca com outros departamentos nas diferentes fases de produção e projeto. Este curso tem como objetivo oferecer aos alunos uma visão panorâmica deste processo sob os diferentes pontos de vista. Para isso Vera Hamburger convida diretores, diretores de fotografia, figurinistas, maquiadores, cenógrafos ou assistentes de arte, produtores de objeto e de arte para que se discuta como a arte influencia a cada produção audiovisual contemporânea, assim como a colaboração de cada componente da equipe.


Professores convidados:

  • Tata Amaral

  • Jacob Solitrenick

  • William Valduga

  • Izabel Rainer

  • Juliana Di Grazia

  • Henrique Morais

  • Verônica Julian

  • Anna Van Steen

  • Marcelo Siqueira


Cronograma:


09/03 - Aula 1 - Direção de Arte, uma linguagem com Vera Hamburger


16/03 - Aula 2 - Direção de Arte e Cenografia com Vera Hamburger


23/03 - Aula 3 - Direção de Arte e Desenho da Figura com Vera Hamburger


30/03 - Aula 4 - Estudo de Caso: Direção de Arte e Direção dos filmes HOJE e SEQUESTRO RELÂMPAGO com Tata Amaral


06/04 - Aula 5 - Direção de Fotografia com Jacob Solitrenick


13/04 - Aula 6 - Estudo de caso 1 com Vera Hamburger


20/04 - Aula 7 - Apresentação de projeto e projeto gráfico com Izabel Rainer


27/04 - Aula 8 - Assistência de D.A. - Da concepção à coordenação de projeto com William Valduga


04/05 - Aula 9 - O objeto em cena com Juliana Di Grazia


11/05 - Aula 10 - Coordenação de Arte com Henrique Morais


18/05 - Aula 11 - Estudo de caso 2 com Vera Hamburger


25/05 - Aula 12 - Desenho da Figura, o Figurino com Verônica Julian


01/06 - Aula 13  - Desenho da Figura, a Maquiagem com Anna Van Steen


08/06 - Aula 14 - Estudo de caso 3 com Vera Hamburger


15/06 - Aula 15 - Estudo de caso 4 com Vera Hamburger


22/06 - Aula 16 - Efeitos Visuais com Marcelo Siqueira


Informações

CERTIFICADO entregue ao final do curso (mínimo de 75% de frequência) 


Carga horária: 48h, em 16 encontros de 3h.


Dirigido a profissionais, estudantes, pesquisadores e atuantes das artes cênicas, plásticas, gráficas, audiovisuais, visuais e Arquitetura. 


* Todas as aulas acontecerão ao vivo pela plataforma Zoom (baixe em zoom.us)  ; 

* É preciso que os alunos tenham acesso a internet através de computador ou celular. 


Para interessados em fazer os dois cursos regulares abertos da Vera Hamburger, Direção de Arte em Cena às terças e Laboratório Fronteiras Permeáveis: A Imagem da Casa às quintas: INSCREVA-SE AQUI 


Ou entre em contato com a iNBOx por email ou whatsapp, para se inscrever com valor especial. 

Email: comunicacaoinboxcultural@gmail.com 

WhatsApp: 11 949820518 - Letícia Crozara

INVESTIMENTO

Concepção e coordenação

Vera Hamburger e Convidados

Vera Hamburger, arquiteta formada pela FAU USP, atua como diretora de arte e cenógrafa desde 1985 em teatro, exposições e principalmente no cinema. Colaborou em filmes como Carandirú; Castelo Ra tim bum, o filme; Sequestro Relâmpago e séries como Filhos do Carnaval (HBO); Destino Salvador (HBO) e Black Mirror – Striking Vipers (Netflix), entre outros, tendo sido repetidamente premiada.


Paralelamente dedica-se à pesquisa e ensino sobre a matéria, tendo feito o Mestrado em Artes Cênicas na ECA USP, e, atualmente cursando o doutorado na FAU USP. É autora do livro “Arte em Cena, a Direção de Arte no Cinema Brasileiro”, Editora Senac e SESC, 2014, pelo qual ganhou o Prêmio Jabuti 2015. É, também, curadora do website Flávio Império.


Jacob Solitrenick, premiado diretor de fotografia de ficção, documentário e publicidade, fotografou mais de 30 longas, 10 séries e 10 documentários, sem contar os filmes publicitários. Fez ainda na faculdade seu primeiro estágio em cinema, sua grande paixão. Começou como produtor de set e de arte, assistente de câmera e estreou como diretor de fotografia no longa-metragem Latitude Zero. Trabalhou com diretores como Tata Amaral, Daniel Augusto, Ana Luiza Azevedo, Lina Chamie, Jorge Furtado, Marcos Jorge, Lúcia Murat, Anna Muylaert, Caru Alves de Souza e Carlos Reichenbach. A série Cantoras do Brasil teve Jey como diretor. Ampliando suas competências, dirigiu e fotografou as temporadas 3, 4, 5 e 6 da série para o Canal Brasil. Cantoras do Brasil venceu o 5º Fymti Festival y Mercado de Televisión Internacional de Buenos Aires como Melhor Programa de Entretenimento, ganhou Melhor Som e foi finalista duas vezes de Melhor Fotografia do Prêmio ABC para Séries de TV.


Izabel Rainer é designer gráfico com foco no audiovisual. Atualmente realiza trabalhos para filmes e séries, como membro da equipe de arte, na fase de produção e filmagem - Filmes: Sequestro Relâmpago (2018), O Amor dá Trabalho (2019) / Séries: Black Mirror (2019), Coisa Mais Linda (2019), Irmandade (2019), entre outros.


Tata Amaral é uma das mais talentosas e premiadas realizadoras da cinematografia brasileira recente. Com seus longas metragens, conquistou quase 70 prêmios em festivais nacionais e internacionais. A diretora e cineasta também se destaca pela experimentação e pela originalidade de seus trabalhos. Dirigiu longas premiados como: Um Céu de Estrelas (1996), Através da Janela (2000), Antônia (2006),  Hoje (2013), Trago Comigo (2016). Dirigiu as séries de documentários Rua! (2013) para a Secretaria Municipal de Direitos Humanos de São Paulo e Causando na Rua (2016) para o canal CINEBRASiLTV. Também dirigiu episódios para a 2ª e 3ª temporadas da série de TV original da HBO Brasil, Psi (2015-2016). Em 2018, Tata Amaral lançou o longa, Sequestro Relâmpago. Produziu também a 2ª temporada da série Causando na Rua. Atualmente, prepara o lançamento da série As Protagonistas, que conta a história do audiovisual brasileiro a partir da produção das cineastas,  escrevendo o documentário Democracia e produzindo a série De Menor baseada no filme homônimo de Caru Alves de Souza.


William Valduga atua há mais de dez anos no mercado de cinema, televisão e publicidade. Graduado em Audiovisual pela UNISINOS- RS e discidente em Arquitetura e Urbanismo na Uniritter -RS. Como cenógrafo e assistente de arte, participou de diversos longas, entre eles: Os Homens são de Marte… E é pra lá que eu vou (direção de Marcos Baldini); Cabeça a Prêmio (direção de Marco Ricca), Como Nossos Pais (direção de Laís Bodanzky) e Sequestro Relâmpago (direção de Tata Amaral). Em séries de TV, integrou a equipe de Arte das quatro temporadas de Psi (HBO); Doce de Mãe ( TV Globo); Coisa Mais Linda (Netflix – segunda temporada); e A História do Amor (TV Globo). Como diretor de arte assinou os longas Rasga Coração (direção de Jorge Furtado), Aos Olhos de Ernesto ( direção de Ana Luiza Azevedo).


Juliana Di Grazia é Graduada em História (PUC) e Pós-Graduada em Cinema Documentário (FGV).  Atualmente mestranda do programa transdisciplinar de Estética e Historia da Arte na USP, desenvolve aspectos de uma metodologia de pesquisa em arte a partir de analise fenomenológica da percepção dos objetos. Pesquisadora, conteudista, documentarista e principalmente Produtora de Objetos e Decoradora de Cena (set decorator) para projetos de ficção em series como Cidade Invisível, Carcereiros, Unidade Básica de Saúde e Gigantes do Brasil. E em longas-metragens como Hebe – a estrela do Brasil; Albatroz; Califórnia; Carcereiros; Somos tão Jovens, Tudo o que aprendemos Juntos; Os Amigos; As Boas Maneiras; entre outros... É pesquisadora da relação entre objetos e memoria, seus dispositivos disparadores de percepção quando apresentados em correlação. Ministra a disciplina “Produção de Objetos e Decoração de Cena” como professora convidada na Pós Graduação de Direção de Arte do SENAC. É membro do conselho da APODEC – Associação dos Produtores de Objetos e Decoradores de Cena de São Paulo. Atualmente divide seu tempo entre projetos de pesquisa, produção de objetos e decoração de cena; montagem de filme documentário; ilustrações, meditação, cafés, caminhadas e bordados.


Henrique Morais, paulistano, apaixonado por boas histórias. Antes do cinema, trabalhou com marketing e com fotografia. Atua há mais de quinze anos como produtor e coordenador de arte. Passou pelas redações de revistas importantes como Casa Cláudia e Casa & Jardim. Atuou em filmes publicitários e peças de teatro. Há quase dez anos intensificou o trabalho com audiovisual. Trabalhou em produções como Turma da Mônica – Lições; Turma da Mônica – Laços; Black Mirror – Striking Vipers; De Onde Te Vejo; Joaquim; Que Horas Ela Volta; entre outros.


Verônica Julian é figurinista desde os anos 90. Iniciando no cinema independente e em várias campanhas publicitárias como C&A. Em 1999, assinou seu primeiro longa Metragem Castelo Ratimbum.  Trabalhou em produções de séries, cinema, musicais, teatros e óperas, como: Som e Fúria (Globo), Felizes Para Sempre (Globo), 3 Theresas (GNT), Irmandade (Netflix) e 1ª e 2ª temporadas Coisa Mais Linda (Netflix), Bingo O Rei das Manhãs, Pedro Malasartes e o Duela com a Morte, Xingu, Somos tão Jovens,Vips, Lazarus, Tragédia Latino Americana, AV. Dropsie, Alma Boa de Setsuan, Fim, Rigolleto, Pescador de Pérolas, Violanta e Tragedia Florentina.


Anna van Steen estudou maquiagem na França em 1984 e desde então vem atuando em produções cinematográficas como “Brincando nos Campos do Senhor”, “Cidade de Deus” “Ensaio sobre a Cegueira”, “Elis”, “Bingo, o Rei das Manhãs”, “Kardec” e diversas séries como “Som e Fúria”, “Amores Roubados” “Coisa Mais Linda” e “Todas as Mulheres do Mundo” e recebeu 13 nomeações e 5 prêmios nos últimos anos.


Marcelo Siqueira é diretor em efeitos visuais. Começou sua carreira na área audiovisual aos 15 anos, se destacando com editor de imagens. Desde 1994, fazia parte do Grupo Casablanca, em 1998  foi convidado a desenvolver a TeleImage, núcleo de entretenimento do grupo. Em 2011 deixa a direção do grupo Casablanca para montar sua própria companhia, a MISTIKA, uma casa pós produtora e com foco em Efeitos Visuais exclusivamente para projetos audiovisuais de entretenimento. Sica atua em projetos como produtor de efeitos visuais sendo seu último projeto a macrosérie Jezabel para TV record. Em 2010 foi o vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, pelos efeitos visuais do longa­metragem Besouro, de João Daniel Tikhomiroff. Em 2016 foi o vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro com o fime Pequeno Segredo, de David Schurmann, e em 2018 com o filme O Grande Circo Mistico de Carlos Digues.

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