Workshop com montagem

com Claudia Schapira

NOVA DATA

De 20 de Novembro a 13 de Dezembro

Terças e quintas

Das 09h30 às 13h30 

Valor: R$ 800,00 à vista ou 2x 440,00

*Consulte sobre descontos para ex-alunos

Formada pela escola de arte dramática da Usp, trabalha desde 1988 na área. É atriz, diretora, dramaturga e figurinista, e tem atuado nessas atividades com diferentes coletivos de teatro e artistas de renome. Desde 2000, é uma das fundadoras do núcleo Bartolomeu de depoimentos de teatro, onde junto com mais 4 artistas é uma das diretoras e com o qual desenvolve uma pesquisa de continuada desenvolvendo uma linguagem o grupo chama hoje de teatro hip-hop e encabeça há 17 anos o projeto dramaturgico do grupo.
Como atriz já traballhou com Tata Amaral, Daniela Thomas, José Possi Neto, Cibele Forjaz, Fernando Meirelles, Fabrizia Pinto, Cristiane Paoli-Quito, Georgette Fadel, Alexndre Stockler, Luis Mello entre outros, além de seus próprios projetos onde atuou como atriz-mc dentro da trajetória do núcleo Bartolomeu de depoimentos.
Integra hoje o coletivo Manifestu Impromptu, coletivo de
audiovisual, com mais 3 artistas: Tatiana Lohmann, Azul Serra e Bianca Turner e esta desenvolvendo o roteiro do primeiro longa de ficção deste coletivo.

Nestes tempos, onde diferentes valores despontam ainda que tímidos mas esboçando mudanças profundas e estruturais, uma reação conservadora tenta se levantar e se contrapor aos novos conceitos que pleiteiam e debatem modificações sociais, ameaçando ruir as bases “conservadoras” estabelecidas. Assim surgiu um dia o nazismo, como uma reação afirmativa, nacionalista, conservadora , classista, seletiva, homofóbica, racista e hegemônica. A partir desse paralelo, refletir á luz da cena; revisitar o contexto histórico que precedeu e engendrou o nazismo , em contraponto aos primeiros anos deste novo
milênio, traçando paralelos, diferenças e tendências, que nos permitam , a partir do que não funciona, evocar utopias. Para tal, usar o texto do Bertold Brecht “Terror e Miséria no Terceiro Reich, como ponto de partida, para criar uma serie de depoimentos que reflitam sobre este tempo que nos toca viver.

A ideia é trabalhar a partir do exercício de depoimentos (exercício fundamental da linguagem do núcleo Bartolomeu de depoimentos) como eixo central para  a construção de personagens, aliado ás demais matrizes do teatro hip-hop : o ator/atriz-mc, o gestus e o ritmo urbano como movimento, o sample como matriz de construção musical e dramatúrgica, e a música como dramaturgia,  para a concepção e posta em cena da dramaturgia cênica  deste exercício de montagem.

CRONOGRAMA

Ensaios

20 de novembro a 13 de dezembro, terças e quintas, das 9h30 às 13h30
Apresentações 

11, 12 e 13, terça quarta e quinta às 21h

Público-alvo

O workshop é voltado para atores e estudantes de artes cênicas. Haverá uma pré-seleção por currículo.

*A realização do curso está sujeita ao número mínimo de participantes

Inbox Cultural 

Rua Teodoro Sampaio, 2355

 

Contato | Cursos 

comunicacaoinboxcultural@gmail.com
(11) 2659.7040 | (11) 98196.3316